Bahia

Entenda as especulações sobre secretariado e candidatos à presidência da Câmara de Itanhém

23/12/2016 - 11h47
zulma-pinheiro

A nova prefeita de Itanhém Zulma Pinheiro (PMDB) só deve divulgar os nomes do secretariado depois que tomar posse no cargo. O que há, até agora, são especulações.

A reportagem do Água Preta News fez contato com pessoas que são consideradas analistas políticos no município para entender quais as possíveis indicações que ocuparão pelo menos as principais pastas.

   Alguns aliados da prefeita, sob a condição de não terem seus nomes divulgados, disseram que não entendem o porquê de tanto sigilo sobre os nomes que irão compor o primeiro escalão; já outros não-aliados se mostraram, digamos, descontentes, com a possível indicação de familiares dela.

O secretário da Administração seria o ex-deputado Álvaro Pinheiro, que é irmão de Zulma. Especula-se ainda que Álvaro poderia ficar com a secretaria da Educação. Nesse caso, o ex-presidente da Câmara, Newton Pinheiro – que também é irmão da prefeita – ocuparia a secretaria da Administração.

A Saúde não deve ficar com o mais forte dos aliados Dr. Oséas Moreira Lisboa, como se ventilou inicialmente. Fala-se em uma mulher que viria de outra cidade para ocupar a pasta. O médico, que é pai do vice-prefeito André Lisboa, então, cuidaria da Agricultura e Meio Ambiente.

Fala-se também no nome de Guilherme Correia para a chefia de Gabinete. Ele foi assessor de Robinho Caires quando este presidiu a Câmara Municipal de Itanhém

Derilton Porto, que durante as eleições desistiu da candidatura a prefeito para apoiar Zulma Pinheiro, se contentaria com a Assistência Social.

Câmara

A reportagem também procurou saber sobre a disputa da Câmara de Vereadores.

Nomes como o de Ronaldo Correia (PC do B), Deilton Porto, o Caboquinho (DEM) e Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP) foram citados. E há quem diga que o atual presidente Luiz Marcos Villas Boas, o Marquinhos (PSB) teria sido sondado se tinha interesse de permanecer na função.

Não cabe desperdício

Durante a solenidade para diplomação dos eleitos nas últimas eleições municipais, realizada no último dia 16, no Fórum Dr. Antônio Lima Farias, a prefeita eleita disse que Itanhém é um município de poucos recursos e, por isso, não cabe desperdícios.

Ela enfatizou que para governar precisa da ajuda de todos.

   “Do padre, do pastor, dos setores organizados da sociedade e da colaboração de todos os funcionários”, explicou.

A prefeita lembrou que o país atravessa um quadro difícil e que corruptos e corruptores tomaram conta da política e, por isso, mudanças precisam acontecer, a começar pelos municípios.

   “Tenham a consciência que nossa gestão é transitória, que o poder, de fato, é do povo”, disse.

Zulma Pinheiro prometeu fazer uma gestão com transparência, com publicidade dos atos públicos, com respeito à Constituição e a legislação em vigor.

   “Faremos uma gestão democrática, um governo para todos”, finalizou.

Enquanto 2017 não chega, vamos seguir os passos de Gilberto Gil e andar com fé porque a fé não costuma “faiá”.


Deixe sua opinião


Edelvânio Pinheiro/Água Preta News



Deixe seu comentário