Eunápolis e Porto Seguro estão entre as cidades mais violentas do país, aponta levantamento
Dados divulgados nesta segunda-feira, 5 de agosto, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que dos 10 municípios mais violentos do país, 4 são da Bahia.
Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, aparece no estudo com a quarta maior taxa de homicídios do país, com quase 120 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O avanço do tráfico de drogas é considerado um dos principais motivos desse índice.
Foi o que mostrou o Atlas da Violência, que tem como base dados do Ministério da Saúde e que levou em consideração todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes no ano de 2017.
Além de Simões Filho, outras 4 cidades baianas apareceram entre as 20 mais violentas do país: Porto Seguro, Lauro de Freitas, Camaçari e Eunápolis.
Em relação ao último estudo, Eunápolis conseguiu melhorar o desempenho. Caiu da 2ª colocação para a 20ª, com uma redução de mais de 40 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Além do avanço do tráfico de drogas nos municípios baianos, o estudo fala que o estado tem adotado uma linha de enfrentamento e embrutecimento no uso das suas forças policiais, que tem ajudado a alimentar o ciclo da violência.
Em nota, a Secretara da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que não comenta dados de pesquisas, porque não tem acesso à metodologia usada.
No comunicado, a SSP ressaltou ainda que a Bahia terminou o ano passado com o menor número de homicídios dos últimos 6 anos – índice atestado por outras instituições que promovem estudos.
Edição: Bell Kojima