Bahia

Fraudes nas AIHs: Auditoria da Sesab apura as denúncias e ouve o vice-prefeito de Guaratinga

24/09/2017 - 11h31

O vice-prefeito Ezequiel Xavier foi ouvido nesta quinta-feira (21), pela auditoria enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) à Guaratinga para investigar denúncias de fraudes no faturamento das AIHs (Autorizações de Internação Hospitalar) no Hospital Municipal e Maternidade Joana Moura.

Ezequiel disse aos auditores que procurou a prefeita Christine Pinto em fevereiro deste ano, para denunciar irregularidades na saúde pública municipal e que ele também procurou o secretário municipal de Saúde.

   O vice-prefeito disse ainda que por ser médica, a prefeita sabe como funciona o faturamento das AIHs, tanto quanto o secretário municipal de Saúde, que é enfermeiro.

Ainda de acordo com Ezequiel, o hospital ficou fechado para reforma de fevereiro as julho, com os pacientes de Guaratinga sendo encaminhados para hospitais de cidades vizinhas.

O vice-prefeito relatou também que ao verificar as AIHs faturadas contra o SUS pelo hospital notou que eram do período em que o Joana Moura estava em reforma e que os pacientes não foram atendidos na unidade de saúde. O mais grave: até pessoas falecidas antes do período constavam na relação.


Geraldinho Alves/Bahia 40graus

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem


Entenda o caso:



Deixe seu comentário