Saúde

Governo leva alta complexidade cardiológica à região de Irecê

17/08/2019 - 18h13Por: Ascom Sesab

O governador, Rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, autoriza nesta sexta-feira, 16 de agosto, o início das obras de ampliação do Hospital Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, para implantação do serviço de Hemodinâmica.

Com o investimento superior a R$ 2,3 milhões apenas em obras, secretário pontua que o novo serviço representa um ganho significativo no tratamento das doenças cardiovasculares para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Isso é um grande salto na regionalização da alta complexidade, pois permite realizar exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos como cateterismo cardíaco, angioplastia coronária, bem como embolização vascular de tumores e malformações vasculares cerebrais“, ressalta Vilas-Boas.

Para o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, a hemodinâmica irá salvar vidas de pacientes com infarto do miocárdio que até então necessitavam ser transferidos para Salvador em ambulância ou UTI aérea.

Todas as semanas mandamos pra Salvador de 3 a 5 pacientes infartados, sem contar os que precisam de exames fora da urgência.

HEMODINÂMICA E CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA

O cateterismo cardíaco é um termo genérico que se refere a vários procedimentos realizados no laboratório de hemodinâmica. Todos os procedimentos são realizados com emprego de técnicas invasivas e requerem um ambiente cirúrgico com proteção radiológica.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário