Bahia

Greve estadual continua com mais de 1 milhão de alunos fora da sala de aula

10/05/2012 - 12h11
O assunto é de extrema gravidade, visto pelo ângulo de que a educação é prioritária em toda a sociedade brasileira, mas não é, o que os professores e o governo estão enxergando. Já se vão quase 30 dias sem aulas.

Cerca de um milhão e cem mil alunos da rede estadual de ensino estão sendo prejudicados pela greve decretada pelos professores desde o dia 11 de abril. Com a situação, o calendário de 200 dias letivos corre o risco de não ser cumprido. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) ressaltou a importância do diálogo entre o Governo do Estado e a categoria para resolver a situação durante pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira, 08 de maio.

“Propomos a reabertura de negociações entre o Governo do Estado e a categoria dos professores para que se vislumbrem uma alternativa de conciliação a curto prazo, para que não haja maiores prejuízos para a classe estudantil já prejudicada há décadas com um sistema de ensino de qualidade inferior ao da rede particular de ensino. A democracia, enquanto estado de direito, provou através da história, ser o melhor sistema político para fazer dos direitos humanos uma realidade humana a longo prazo. Resta saber que tipo de sociedade nós queremos, se não cuidarmos, com eficiência, das crianças, jovens e adolescentes? Então, busquemos os caminhos do diálogo para a equação dos problemas humanos e sociais”, disse a parlamentar.

O projeto de Lei que trata do assunto foi enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa (AL) e aprovado pela maioria. O PL concede parcialmente o reajuste aos professores, uma vez que deixou de aplicar o percentual de 22.2% sobre o salário base de 2011, calculado em R$1.197,98 a partir de janeiro, com perda de vantagens.

Por: gazetabahia


Deixe seu comentário