Hoje: Advogados afrodescendentes vão entregar propostas a Carlos Rátis
Os Advogados Afrodescendentes em Movimento na Advocacia Baiana vão entregar, hoje (26), às 19h30, no auditório do edf. Liz Corporate (em frente ao Hospital Sara Kubitschek) as propostas do grupo para o Presidente do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB) e candidato à Presidência da OAB-BA pela chapa Coragem pra Renovar 77, Carlos Rátis.
Segundo a advogada coordenadora do grupo e presidente da Associação Nacional dos Advogados Afrodescendentes (ANAAD), Eunice Martins, o advogado, professor e presidente do IAB, Carlos Rátis, sempre se mostrou aberto a debater o tema, daí a escolha de seu nome para a entrega das propostas dos afrodescendentes. No encontro, serão discutidos a situação dos advogados afrodescendentes e o racismo contra eles, além da representatividade dos advogados negros no Conselho Federal e na seccional baiana. Carlos Rátis se posicionará acerca de cada uma das proposições.
Eunice Martins defende que, para o ex-interventor do Bahia, é necessário e essencial fazer uma gestão inclusiva dos advogados afrodescendentes, assim como das mulheres, na estrutura executiva da instituição.
“Hoje, esses grupos não têm representatividade na Ordem”, destaca.
“Rátis já discutiu propostas com diversos segmentos da Advocacia baiana, entre eles o da Força Jovem, dos Advogados Empregados, do Memab – Mulheres em Movimento na Advocacia Baiana, dos Advogados Empregados. Em cada um dos encontros, tem demonstrado o preparo e a capacidade de responder aos pontos apresentados, debatendo-os com segurança, e mostrando o quanto está disposto a implementar as propostas”, reconhece Eunice Martins.
Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa/Portugal, Carlos Rátis é professor de Direito Constitucional da UFBA, da UEFS e da Faculdade Baiana de Direito. Possui inúmeros artigos científicos e 4 livros publicados. Foi diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da Bahia e Conselheiro Titular da OAB/BA (2007 a 2012). Além do IAB, é presidente do IDCB – Instituto de Direito Constitucional da Bahia. Foi interventor do Esporte Clube Bahia em 2013. Agora preside a chapa “Coragem para Renovar 77” rumo à presidência da OAB-BA.
Por Ass. Imprensa