Ibirapuã: Creas realiza dia ‘D’ contra o abuso e à exploração sexual de crianças
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realiza na próxima sexta-feira, 17 de maio, a partir das 9h o dia ‘D’ de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o evento acontecerá no Colégio Municipal Souza Mendes – Sistema CPM, e contará com presença do exmo., dr. Marcus Aurelius Sampaio, juiz da comarca de Ibirapuã, que fará palestra e roda de bate papo com os alunos sobre o tema ‘Não roube minha infância! O abuso sexual causa dor física e emocional que ninguém pode apagar’.
Ainda durante toda a manhã haverá peças teatrais, músicas, muita informação e debates sobre o tema proposto. E logo mais à noite às 19h a equipe do Creas composta por coordenadora, assistente social, psicóloga e advogada farão uma reunião com os pais dos alunos para debater e alertar sobre a campanha.
O objetivo do dia ‘D’ é combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, mobilizando a sociedade para o enfrentamento desta realidade e também alertar as crianças e adolescentes sobre o cuidado e atenção para com esse tipo de abuso.
Para a coordenadora do Creas Ibirapuã, esse será o dia de mobilização da sociedade.
“Esse já é o nosso segundo ano trabalhando com essa campanha e os resultados tem sido muito gratificantes, a campanha serve para alertar aos sinais de abusos e também para encorajar as pessoas a denunciarem, nos dias da campanha nossos celulares enchem de mensagens de pessoas falando o que já viveram, vivem ou vivenciam nas suas famílias. A realização do trabalho nas escolas tem uma relevância muito grande, lá é o público alvo dessa campanha. Procuramos fazer um trabalho diferenciado para cada faixa etária e as crianças interagem e participam mesmo, as professoras relatam pra gente que até hoje as crianças cantam as musiquinhas que ensinamos. Nosso principal objetivo é combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes aqui no nosso município”, relatou a coordenadora, Monica Reis de Souza.
Toda a equipe está mobilizada para realização da campanha que dura todo o mês nas escolas municipais e estadual, na sede, distritos e zonas rurais.
O prefeito, Calixto Ribeiro, ressaltou sobre a importância e a responsabilidade que essa gestão tem para com o cuidado e a prevenção dos direitos das crianças e adolescentes.
“Nosso dever como gestão é zelar, cuidar e proteger a população e principalmente crianças e adolescentes que são o futuro, por isso a importância de campanhas como esta, que servem de alerta para essa grave realidade que afeta a sociedade. Essa é uma causa de todos”, disse.
O Creas estará realizando ações entre os dias 17 e 30 deste mês, desenvolvendo atividades e ações para o combate e enfrentamento desse tipo de abuso. Confira a programação:
-
17 – Colégio Municipal Souza Mendes – Sistema CPM
-
21 – Colégio Rui Barbosa
-
22 – Colégio Rui Durval Mata Pires
-
23 – Colégio Castro Alves
-
23, às 19h – Colégio Paulo Freire
-
24, às 8h – Colégio Paulo Freire
-
27 – Colégio Horácio de Matos
-
28, matutino/vespertino – Colégio Vila Juazeiro
-
29, matutino – Colégio Vila Portela
-
29 – Colégio Assentamento
-
30 – Colégio Vila Capixaba, panfletagem
Edição: Bell Kojima