Ibirapuã: justiça determina que Calixto suspenda divulgação de pesquisa eleitoral irregular
O juiz eleitoral da 153ª Zona Eleitoral deferiu liminar à coligação União e Liberdade para Ibirapuã, que tem como candidato a prefeito Edvaldo Carvalho, determinando que o candidato a prefeito Calixto, suspenda a divulgação de pesquisa eleitoral, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.
A pesquisa, realizada pela empresa BABESP (Bahia Pesquisa e Estatística – LTDA/ME), vem sendo apresentada de forma irregular.
Na decisão o juiz entendeu que a pesquisa não atende ao previsto na lei, haja vista que não foi devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral e não seguiu os trâmites legais necessários à divulgação.
O deferimento da liminar visou também evitar que se cause prejuízo ao candidato Edvaldo Carvalho, já que a pesquisa irregular pode influenciar indevidamente o eleitorado.
A coligação União e Liberdade para Ibirapuã informou que tem realizado sua política pautada nos princípios éticos, com isenção, justiça e verdade.
Segundo a decisão judicial, é importante para preservar a higidez do pleito e garantir a igualdade de condições aos candidatos, evitando-se atitudes incompatíveis com os preceitos legais.
A notificada foi informada e poderá contestar a decisão no prazo de 48 horas. A empresa contratada foi informada, devendo também suspender a divulgação da pesquisa.
Edvaldo Alves/Liberdade News