Ibirapuã realiza 4ª Conferência Municipal da Saúde
O município de Ibirapuã realiza na próxima quinta-feira, 25 de abril, a 4ª Conferência Municipal da Saúde. O evento será na Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir das 7h da manhã. É aberto a participação da comunidade em geral para debater sobre o tema deste ano, que é ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS‘.
“Considero de suma importância a presença e participação da comunidade, pois juntos podemos debater e expor nossas propostas e pontos de vista para assim chegar a uma conclusão comum que vai resultar cada vez mais em uma saúde pública melhor e que beneficiará a todos”, disse a secretária municipal de Saúde, Andréa Carmona.
A conferência terá três eixos temáticos:
-
A saúde como direito;
-
A consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);
-
O financiamento adequado e suficiente para o SUS.
As propostas expostas e eleitas nessa conferência, serão levadas para votação na Conferência de Saúde Estadual e também na Conferência Nacional de Saúde, dar-se aí a importância da participação e colaboração da população nesse evento.
O prefeito, Calixto Ribeiro, vê a saúde como prioridade na sua administração, dos 15% de meta fiscal obrigatória destinado para Saúde ele colocou 12% a mais totalizando 27%, que são revertidos em mais atendimentos médicos, fisioterapeutas, psicólogos, remédios, exames, especialidades e muito mais, visando assim mais qualidade de vida para população.
“É muito importante para o município esse tipo de discussão e debate para construção de uma saúde melhor, temos trabalhado duro buscado sempre melhorias na área da saúde visando ofertar a população da nossa cidade um atendimento de saúde cada vez melhor. E a participação popular vai nos ajudar muito a entender os eixos que precisam de mais atenção e do nosso trabalhado”, disse, Calixto Ribeiro.
O evento terá início com um café da manhã às 7h, às 7h30 haverá o credenciamento dos participantes e na sequencia a abertura oficial às 8h com palestra e quebra gelo, seguido pela formação dos grupos de trabalho que irão discutir e propor sugestões sobre os eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação; Financiamento do SUS.
Depois desta etapa ocorre à plenária final, com eleição das propostas e eleição dos delegados, tendo o seu encerramento marcado para as 12h30.
Por Ascom Edição Bell Kojima/Repórter Coragem