Ibirapuã realiza várias cirurgias e quase dobra meta de investimentos obrigatórios na saúde
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Prefeitura Municipal de Ibirapuã (PMI), mesmo enfrentando uma queda no repasse federal dos recursos, não tem poupado forças para ajudar a quem mais precisa. Prova disso, é que a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapuã realizou 28 cirurgias eletivas nos últimos meses. As cirurgias clínicas realizadas foram hérnia, vesículas, histeroctomia, miomectomia entre outras.
Com recursos próprios a prefeitura através da Secretaria de Saúde, promove o atendimento dos pacientes e os encaminha para os procedimentos médicos necessários. Além da cirurgia gratuita, todas as demandas necessárias para o pré-operatório, como exames, consultas, medicamentos e transportes também são realizados sem custo algum ao paciente.
Em meio a uma crise financeira que afeta todos os municípios do país, a Prefeitura de Ibirapuã tem buscado priorizar quem mais precisa.
Para dona, Jussara Alves de Souza, 41 anos, que realizou cirurgia de histerectomia total no dia 14, a tradução do trabalho da prefeitura é gratidão.
“Eu agradeço muito a Secretaria de Saúde e ao prefeito, Calixto, fui muito bem atendida, fiz todos os exames, consultas e o que precisava para minha cirurgia sem gastar nada e foi muito rápido todo o atendimento, fiz a solicitação a minha agente de saúde e logo ela já marcou todos os procedimentos e a cirurgia. Graças a Deus, estou me recuperando muito bem e só tenho a agradecer pelo apoio e ajuda da Prefeitura de Ibirapuã”, relata a dona de casa.
O prefeito, Calixto Ribeiro, ressalta que os investimentos realizados na saúde municipal são prioridades na sua gestão.
“Temos trabalhado duro buscado sempre melhorias na área da saúde visando ofertar a população da nossa cidade um atendimento cada vez melhor, são muitas dificuldades, mas faço questão de priorizar a saúde, pois essa é mais uma forma de cuidar do nosso povo que tanto amo”, comenta.
Ibirapuã tem se destacado na região do Extremo Sul da Bahia com investimentos em saúde pública. Mesmo com a crise, a gestão atual tem investido 12% a mais da meta obrigatória.
Enquanto muitos prefeitos tem encontrado limitações para cumprir os 15% da receita municipal na saúde, obrigatórios por Lei, o prefeito Calixto, tem destinado em Ibirapuã 27% de todo recurso que entra nos cofres municipais á saúde pública.
No próximo dia 9 de agosto serão enviados mais 15 pacientes para novos procedimentos cirúrgicos.
“Estamos constantemente buscando formas de atender a demanda da nossa população, são muitos atendimentos diariamente de consultas, exames, remédios e cirurgias que não medimos esforços para realização. Agradeço ao prefeito, Calixto, que caminha junto e trabalha sem cessar para atender e cuidar da população”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Andrea Carmona.
Edição: Bell Kojima