Ibirapuenses discutem melhorias para a saúde na 4ª Conferência Municipal

Elicácia de Souza Pereira, enfermeira
“Espero que durante essa Conferência de Saúde, surjam bastante ideias que vão melhorar as iniciativas de saúde para o município e também a nível nacional. Participar desse evento é poder fazer parte do avanço e da história da saúde pública do nosso país. E as melhorias para o nosso município são incontáveis com essas ações”, diz, Elicácia de Souza Pereira, enfermeira na Unidade de Saúde da Família (USF) em Vila Portela.
Aconteceu nesta quinta-feira, 25 de abril, a 4ª Conferência Municipal de Saúde em Ibirapuã, o evento foi realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, sendo estes profissionais da área de saúde, comunidade em geral e estudantes do município.
O evento teve como tema principal ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS‘. O objetivo da conferência é trazer para o município, para o Estado e depois para uma esfera federal um debate, uma discussão a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) e nesse caso especificamente sobre o financiamento do mesmo, esse é um tema que surgiu há aproximadamente 30 anos, mas depois ficou esquecido e agora vendo a necessidade de melhorias na área da saúde pública, a discussão voltou e está em pauta novamente, para análise de como está funcionando, como está sendo gasto e quais as estratégias que estão sendo abordadas.
Para a secretária municipal de Saúde, Andrea Carmona, a realização dessa conferencia é quase uma culminância do trabalho que está sendo desempenhado nessa área.

Andrea Carmona, secretária municipal de Saúde
“Nós trabalhamos dia a dia nas nossas possibilidades, tendo a disponibilidade de recursos altíssimos, que o prefeito graças a Deus, tem essa sensibilidade de repassar os recursos além do que é obrigatório por lei, que é de 15% e tem sido repassado mais de 25%, isso é algo que a gente não pode deixar de enxergar, essa sensibilidade que a gestão tem com a saúde pública. Sabemos que tem que melhorar muito ainda, não conseguimos atender todas as necessidades, o SUS é universal, e tem que atender toda população e os recursos não conseguem alcançar. Então sentar num evento de tamanha importância e discutir com a equipe e com a população o que tem que melhorar, é de suma importância. É um momento da gestão que a gente ver e fala o que tem sido feito no município, e também saber o que a população tem sentido com o nosso trabalho é muito gratificante”, afirmou a secretária.
Durante o evento aconteceu uma palestra com o secretário municipal de Educação, Sergio Mendes, que também já foi secretário de Saúde do município, ele explanou sobre o direito a saúde e democracia como direito do cidadão já consolidado na Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 e também na Constituição Federal. Dentro desse direito também colocou a necessidade de entender o SUS, que é um sistema universal e da dificuldade de funcionar no Brasil, por ser um país continental cheio de problemas e com muitas desigualdades, mas ressaltou que a política do SUS é muito bonita.

Sergio Mendes, secretário municipal de Educação
“O SUS é um sistema universal e integral o que significa que tem que atender a todos e atender a pessoa em todas as suas necessidades, seja ela desde a promoção de saúde até a prevenção e do tratamento até a cura se for o caso, tem que atender melhor quem menos tem, a quem mais precisa. As pessoas precisam entender que saúde pública não é um favor, que é um direito de cada um, que a gente tem que atender, e atender bem as pessoas para que possa ter uma reação positiva tanto de quem recebe o serviço como de quem oferece”, disse Sergio Mendes, e também falou um pouco sobre a carta de direito do cidadão, que é homologada pelo próprio SUS.
O prefeito, Calixto Ribeiro, presente no evento, falou sobre a importância da conferência para discutir e alcançar cada vez mais melhorias na área da saúde pública, que é uma das mais difíceis. Também fez questão de agradecer e parabenizar os funcionários de saúde do município pelo trabalho desempenhado, que recentemente alcançou o primeiro lugar em produtividade na classificação da Microrregião do Estremo-Sul.

Calixto Ribeiro, prefeito
“É uma alegria e uma honra participar desse evento, a saúde do nosso município é prioridade na nossa administração, é de suma importância, temos tentado e lutado muito para fazer o melhor, buscando sempre melhorias em todas as áreas, desde o atendimento até os procedimentos que precisam ser feito. Buscamos sempre empenhar o máximo de recursos possíveis nessa área por entender a sua importância”, enfatizou o gestor.
Calixto Ribeiro, ainda ressaltou a importância da participação da população no evento e, também do cuidado que deve-se ter com o atendimento dos pacientes que procuram as unidades de saúde do município.
O evento teve seu início com um café da manhã, em seguida o credenciamento dos participantes, palestra, divisão dos grupos de debates, plenária, apresentação das propostas e eleição dos delegados.
“Tudo que é em prol do cidadão, seja ele rico ou pobre é de suma importância, então esse evento vem somar o que já temos e se Deus quiser multiplicar, espero que as ideias expostas aqui por pessoas de várias áreas da população tornem-se leis e voltem para nossa comunidade, porque a saúde é um elo muito frágil e tudo que vier para acrescentar é muito bom e bem vindo. Que nossas propostas vão para plenária estadual e, retornem em forma de leis embasadas e fundamentadas, para o bom uso do dinheiro público em prol do povo”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde do município, Marcos Antônio Silva Monteiro, que também se fez presente no evento.
Por Ascom Edição Bell Kojima/Repórter Coragem