Bahia

Lajedão sedia a 1ª Conferência sobre Exploração Sexual da Criança e do Adolescente

19/05/2017 - 16h58

Nessa tarde desta quinta-feira (18), aconteceu em Lajedão, no Salão Paroquial, a 1ª Conferência de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Criança e Adolescente. O evento contou com a presença de autoridades, tais como, a juíza da Comarca de Ibirapuã e Lajedao, a Drª. Thiely Dias de Alencar; o prefeito Betão; o comandante da Polícia Militar da 44ª CIPM, Major Leão entre outras autoridades e lideranças políticas da região. O primeiro seminário foi uma organização da Rede de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes [CREAS], Conselho Tutelar, CRAS e Assistência Social.

A assistente social, Valesca Leles, agradeceu ao prefeito Betão pela colaboração e falou da importância da conscientização deste dia 18 de Maio. A equipe do CREAS ressaltou o porquê desse dia 18: no dia 18 de maio de 1973 Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma brasileira de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo. Esse crime permanece impune e, em razão do brutal assassinato a data ficou instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O prefeito Betão disse que não medirá esforços para ajudar aos órgãos de defesa à criança ou adolescente para que tenham um trabalho eficaz.

O evento discutiu sobre a exploração sexual infantil. E nós do Poder Público precisamos estar atentos. Temos o papel e o dever de dar estrutura às secretarias e toda a rede para que a prevenção seja eficaz. Houve participação da CAEMA, Câmara de Vereadores, participação em massa da sociedade. O evento superou as minhas expectativas. Agradeço a participação de todos e conte sempre com o prefeito Betão para apoiar eventos como esse”, disse o prefeito de Lajedão.

A excelentíssima juíza de Direito da Comarca de Ibirapuã, Drª Thiely, se mostrou preocupada, pois, de todos os processos que ela recebe em Lajedão e Ibirapuã, 10% são de abuso sexual contra criança e adolescente. Ela ressaltou ainda a importância do sigilo dos órgãos de defesa, pois, a imagem da criança ou adolescente deve-se manter intacta.

  É uma média muito alta e esses números não representam realmente todos os casos, pois, muitos abusos ocorrem no seio familiar. Fiquei feliz pelo evento, principalmente por ver esse auditório lotados e sei que todos sairão daqui com a consciência de que é preciso denunciar e aumentar a rede de proteção da criança e do adolescente. Todos devem denunciar.

Nossa equipe de reportagem conversou também com o Major Leão, comandante da 44ª CIPM, que atende aos municípios de Lajedão, Medeiros Neto e Ibirapuã.

   “É um convite de suma importância. Parabenizo a essa iniciativa. A exploração sexual é um crime contra a adolescência e isso não pode mais acontecer. Esses abusos não podem mais ocorrer. Estou feliz pelo evento, pois, Lajedão se destaca neste combate, e é assim que tem que ser. Infelizmente ainda é grande os números de casos que ocorrem em nossa região. A sociedade precisa denunciar esses crimes. ´Preciso quebrar o silêncio, pois, estamos aptos a agir no rigor da lei”, disse o Major.


Edvaldo Alves/Liberdadenews

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem


Leia também:



Deixe seu comentário