PF prende seis por fraude no INSS em Teixeira, Nova Viçosa e Porto Seguro
Seis pessoas foram presas nesta quarta-feira (13), durante a Operação Álibi da Polícia Federal, na Bahia. A ação aconteceu em Teixeira de Freitas, Nova Viçosa e Porto Seguro, no interior do estado. Outras duas pessoas foram detidas em Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A operação investiga um grupo criminoso dedicado a fraudar a Previdência Social. De acordo com a PF, a quadrilha usava nomes de pessoas que morreram na infância.
Os dados fraudulentos eram usados para fazer alguns recolhimentos à Previdência Social com valores próximos ao teto de contribuição. Com isso, eles deixavam as “falsas pessoas” aptas a receber algum benefício do INSS.
Em seguida, eles simulavam o falecimento dessas pessoas, solicitando o benefício de pensão por morte. O prejuízo ultrapassou R$ 2 milhões.
Na tarde desta quarta-feira (13), foram apresentados os presos no Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, onde realizaram exames de corpo de delito. 05 dos presos estavam presentes, e são eles Cristóvão João (59 anos); Benedito Maria dos Santos (42 anos); Lucimar Cabral da Silva (40 anos); Azuil Maria dos Santos (48 anos) e Juliana Maria dos Santos (40 anos). Um dos citados é advogado, e segundo informações, ele figura entre os líderes da quadrilha.
Os presos irão responder por formação de quadrilha e estelionato, crimes que ultrapassam 10 anos de prisão. Após os exames, os acusados foram conduzidos para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), onde continuarão presos à disposição da Justiça.
Ronildo Gonçalves/Foco no Poder/Liberdade News/A Tarde
Edição Bell Kojima/Repórter Coragem