Bahia

Programa ‘Parceria Votorantim pela Educação 2017’ inicia atividades em Alcobaça

11/06/2017 - 12h44

Gestores da área de educação do município de Alcobaça e representantes da Fibria participaram, no período de 23 a 26 de maio, do início das atividades de formação da edição 2017 do PVE (Programa Parceria Votorantim pela Educação). A iniciativa do Instituto Votorantim busca contribuir para a melhoria da educação pública em municípios com operações do Grupo Votorantim, que no Sul da Bahia é representado pela Fibria. O objetivo da iniciativa é qualificar as práticas de gestão educacional e escolar, envolvendo a mobilização de profissionais da educação e das comunidades.

O primeiro dos quatro ciclos do programa em Alcobaça, realizado nesta última semana, ocorreu na Câmara Municipal, com a participação do secretário municipal de educação, Gildo da Conceição Silva, diretores de escola, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da educação do município. O início do programa também envolveu um trabalho de mobilização, com jovens estudantes. As ações do PVE incluem a formação de um Grupo de Mobilização, com a participação das comunidades.

O tema escolhido para ser trabalhado este ano com os gestores de educação em Alcobaça é “Avaliação participativa para melhoria da aprendizagem”. Já a estratégia de mobilização focará o Fortalecimento do Conselho Escolar, além do Desafio Criativos na Escola, concurso que premiará projetos inovadores liderados por jovens de 9 a 16 anos.

Este ano, o PVE será realizado em 50 municípios de 16 estados do Brasil e um deles é Alcobaça, onde o programa vai envolver 36 escolas municipais. O consultor de Sustentabilidade da Fibria, Narcisio Luiz Loss, destaca a importância da iniciativa.

  “O Programa Votorantim pela Educação é uma forma de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino no município, envolvendo não apenas os profissionais do setor, mas também os estudantes e a comunidade, de forma muito participativa”, disse ele.

   “A mobilização tem como objetivo dar visibilidade a iniciativas transformadoras, abrir espaço para a cultura local, dar voz às crianças e jovens e promover o real encontro da comunidade com a escola. Assim, buscamos conscientizar os pais e as famílias da importância de participar da vida escolar dos filhos“, observa Renata Silva, analista de Sustentabilidade e mobilizadora local do PVE na Secretaria de Educação.

Para Anilda Souza França, coordenadora técnica e pedagógica e mobilizadora do PVE, a gestão participativa proporciona a reflexão sobre as diretrizes necessárias ao bom andamento das ações desenvolvidas no ambiente escolar.

   “A parceria Votorantim pela Educação contribuirá para a melhoria da educação municipal e a interação com a sociedade civil em benefício da aprendizagem”, disse ela.

Andreia Ribeiro de Oliveira, coordenadora técnica e supervisora escolar, acredita que o PVE ajudará a alinhar as escolas da rede na perspectiva de avaliar a gestão e buscar a participação da sociedade.

Na edição deste ano o programa ganhou maior abrangência: além de Alcobaça, na Bahia, também está sendo realizado em Aracruz, Conceição da Barra e Montanha, no Espírito Santo.

Mobilização

Na frente de mobilização, crianças e adolescentes são sensibilizados a assumirem o protagonismo do processo de melhoria da qualidade da educação. Para isso, são realizadas consultas lúdicas nos municípios e o concurso Desafio Criativos da Escola, que premiará projetos inovadores liderados por jovens de 9 a 16 anos que, apoiados por educadores, transformam escolas e comunidades. Além de escolas, o projeto envolve diversas instituições da comunidade.


Edição Bell Kojima/Repórter Coragem



Deixe seu comentário