Bahia

TCM promove videoconferência sobre “Governança e Gestão de Saúde”

07/03/2016 - 18h39

TCM promove videoconferência sobre Governança e Gestão de Saúde

O Tribunal de Contas dos Municípios convida os secretários municipais de saúde e presidentes de conselhos municipais para a videoconferência com o tema “Governança e Gestão de Saúde“, que será promovida no dia 21 de março, das 14h às 17h30.

O evento é fruto de uma ação conjunta entre o Tribunal de Contas da União, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON) e o Instituto Rui Barbosa e servirá de base para o preenchimento do questionário que compõe o estudo da governança e gestão de saúde em organizações estaduais e municipais.

A inscrição deve ser realizada através do site do TCM, na parte destinada a eventos (http://www.tcm.ba.gov.br/index.php/evento-post/videoconferencia-governanca-e-gestao-em-saude/), tendo como local de participação presencial para os jurisdicionados da área metropolitana a sede do Instituto Anísio Teixeira (Estrada da Muriçoca s/n, São Marcos, Salvador) e por videoconferência para os demais jurisdicionados nas sedes das 32 DIRECs.

O TCM/BA aderiu, em julho de 2015, ao Acordo de Cooperação firmado entre o TCU, ATRICON e o IRB, com o objetivo de estabelecer cooperação técnica entre os partícipes para a realização do levantamento em governança e gestão da saúde em organizações estaduais e municipais.

O trabalho tem por finalidade incentivar uma mudança de comportamento dos envolvidos nas políticas públicas de saúde em todo o país, identificando os pontos mais vulneráveis para induzir melhorias.

O levantamento se dará por meio de autoavaliação de controles (Control Self Assessment – CSA), que consiste num processo onde os próprios gestores avaliam suas práticas de governança e de gestão em saúde.

O projeto se encontra no 4º ciclo, estando previsto para o mês de março a disponibilização do questionário.

As informações coletadas serão consideradas sigilosas, sendo divulgadas apenas de forma consolidadas, de modo que não sejam identificadas as respostas individuais das organizações participantes.

Esclarecimentos adicionais também poderão ser obtidos mediante o


Ascom/Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia


Deixe seu comentário