Atenção ao paciente com câncer

Teixeira de Freitas participou do “Encontro Estadual de Atenção ao Paciente com Câncer”

12/12/2019 - 15h51Por: Ascom PMTF

Na última semana, durante os dias 5 e 6 de dezembro, Teixeira de Freitas esteve representada pelo diretor do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), Allan Jacqueson Barbosa Lobo, diretor técnico do HMTF, Evandro Celio Neri Novais Júnior e também pela diretora da Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), Vivian Alves e Silva, durante o “Encontro Estadual da Rede de Atenção ao Paciente com Câncer”.

O evento, em Salvador, foi aberto pela subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, que representando o secretário Fábio Vilas-Boas, ressaltou a relevância do momento.

Esse evento anual vem se constituindo em um encontro onde as diversas ações se integram para a construção de uma agenda anual da rede de oncologia.

O Encontro Estadual da Rede de Atenção ao Paciente com Câncer tem como objetivo debater problemas e soluções referentes à atenção ao câncer no Sistema Único de Saúde (SUS/Bahia), com vistas a qualificação e atualização quanto ao tema oncologia e voltada para profissionais da Rede SUS envolvidos na assistência ao paciente com câncer, direta ou indiretamente.

Durante o evento, foram discutidos temas de grande relevância e de interesse público, além de oportunizar a qualificação do conhecimento, podendo resultar em encaminhamentos voltados à resolução de questões essenciais à Rede de Atenção ao Paciente com Câncer no Estado da Bahia.

Os representantes de Teixeira de Freitas foram acolhidos por toda o corpo organizador e tiveram a companhia da dra. Maria Inês Gadelha, chefe de gabinete do ministro de Estado da Saúde e dra. Maria Alcina Romero Boullosa, diretora da Atenção Especializada da Sesab, entre outros.

Entre os temas abordados, se destacaram: judicialização em oncologia, avanços e desafios da Rede de Atenção ao Câncer na Bahia, ampliação de serviços de oncohematologia, oferta de procedimentos em radioterapia, autorização de APAC de quimioterapia e radioterapia. Participam do encontro, além de profissionais da Sesab, representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público, Instituto Nacional do Câncer (INCA) e secretarias municipais de Saúde.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário