Teixeira de Freitas pode ter serviços específicos para obesos
Serviços de atenção à saúde do obeso podem ser criados em municípios baianos. A indicação é do deputado estadual Marcelino Galo (PT) que sugere ao governo estadual que assegure aos portadores de obesidade o acesso a serviços públicos de saúde nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas. Para o deputado, a obesidade é uma doença crônica que necessita de cuidados especiais.
“A obesidade é uma doença, além de crônica, progressiva e fatal que decorre de fatores sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos e, hoje, é reconhecida como grave problema de saúde pública. Pesquisas revelam que crianças, adolescentes e mulheres do Nordeste estão acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirma o parlamentar.
Galo ainda ressalta que a obesidade é decorrente da insegurança alimentar e nutricional e pode causar sérios riscos à saúde. “A obesidade é fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e alguns tipos de câncer. Por isso, uma das saídas para combater a prevalência da obesidade mórbida e o aumento da morbimortalidade de seus portadores é a construção de políticas direcionadas e a implantação de serviços de saúde.
Por Ronildo Brito/teixeiranews