1º plenária do Programa de Governo de Teixeira aborda o tema Cidadania
O projeto está sendo promovido pela Fundação Quincas Neto, e dará continuidade nos dias 15, 18, 22 e 26 deste mês, com temas relativos para discussão do futuro da cidade.
Estiveram presentes compondo a mesa, a presidente do Quincas Neto – Marina Figueiredo, André – representando a APLB, Iramar Roger – diretor do SAC local e o mediador e o senhor Antônio Bodero.
Marina explicou que a instituição Quincas Neto foi construída para preservar a memória de um acervo histórico localizado na Fazenda Cascata, que tem todos os registros das pessoas que ocuparam a região do extremo Sul entre 1850 e 1950, com essas memórias do passado espera ser possível construir novas identidades e um futuro mais inclusivo, participativo e sustentável.
Explicou ainda que a legislação aprovada em 2015 propõe um novo modelo de campanha participativo com a sociedade e os candidatos. “Nesse sentido de conhecer o passado e almejar o futuro é que foi proposto o evento, para que consigamos um modelo de governo participativo”, comentou.
Roger também salientou a importância do planejamento de uma gestão participativa, e frisou que muitas vezes a população não sabe que sua participação pode contribuir para o futuro da cidade, como é a proposta apresentada, em pensar como será Teixeira daqui 50 anos.
Na sequência, após uma breve discussão, foram formados cinco grupos onde debateram entre si, seus relativos temas: educação, saúde, agricultura familiar, desenvolvimento social e esportes.
Ao final, cada líder de grupo expôs suas propostas e debateram junto ao mediador o que é necessário para que uma política participativa melhore a qualidade de vida dos moradores visando os rumos da cidade até que ela tenha 50 anos.
Fonte Sulbahianews/Siara Oliveira