Alunos de Mucuri brilham na OBMEP Mirim 2023 e conquistam 428 medalhas
Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Mucuri retornam às aulas com uma conquista impressionante – 428 medalhas conquistadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Mirim 2023. O resultado, anunciado na última quinta-feira (18/01), é um testemunho do talento e do trabalho árduo dos alunos e professores.
A cerimônia de premiação será realizada em Itabatã no dia 9 de março, onde 52 alunos receberão medalhas de ouro, 150 receberão prata e 226 bronze, segundo confirmou o professor Benedito Azeitona, coordenador municipal da OBMEP.
A OBMEP é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Criada em 2005, a OBMEP tem como objetivo principal estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.
Conforme o secretário Municipal de Educação de Mucuri, professor Dalmo Costa, o município tem incentivado a participação de alunos e professores na OBMEP desde 2021. Em 2023, a meta era ampliar o uso da Plataforma EducaNet para permitir que aulas, avaliações simuladas e outras atividades pedagógicas fossem implementadas por meio dessa plataforma para alunos do ensino fundamental – anos iniciais para competirem a nível nacional da OBMEP Mirim, cujo resultado só vem surpreendendo a cada ano.
O período de matrículas para o ano letivo de 2024 começou em 08/01 e segue até o dia 29 de fevereiro. Em 2023, foram matriculados 7.662 alunos e, neste ano, a previsão é que este número seja ampliado para 8 mil alunos matriculados e distribuídos entre as 39 Unidades Escolares – 11 no campo e 28 na zona urbana. A data prevista para a volta às aulas é dia 1º de fevereiro.