Destaque

Depressão na adolescência, suicídio e como prevenir, foi tema da palestra com alunos da Escola Joaquim José de Almeida

06/04/2019 - 14h44

A Escola Joaquim José de Almeida, no Ulisses Guimarães contou essa semana com uma palestra da psicologa, Leandra Miranda, que a convite da professora, Jovaneide Mendes, dissertou sobre o “Depressão na adolescência, suicídio e como prevenir” tentando alertar os alunos sobre as causas que pode levar ao suicídio.

A iniciativa da professora Jovaneide, ocorreu depois que na noite de sábado, 30 de março, um aluno da referida escola acabou cometendo suicídio, fato que deixou os colegas extremamente abalados e sem vontade de retornarem à sala de aula.

A psicóloga orientou os alunos sobre como identificar as causas que podem levar ao suicídio e como prevenir; uma das causas que mais motiva o suicídio entre adolescentes é justamente a depressão, que atinge não só adolescentes, como jovens e adultos.

No decorrer da palestra foi possível perceber o quanto os alunos ficaram tocados, sendo possível observar que alguns estavam a chorar. A depressão e a causa de 12% das mortes entre adolescentes, sendo assim é de suma importância a prevenção entre jovens e adultos.

O Brasil é campeão de casos de depressão na América Latina. Quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, sofrem com a doença, segundo dados da OMS.

A situação em nosso país é ruim: um levantamento realizado pela americana Universidade Harvard em 18 localidades mostra que a prevalência de depressão no Brasil é a maior entre as nações em desenvolvimento, com um total de 10,4% de indivíduos atingidos. E a taxa de mortes relacionada a episódios depressivos (incluindo suicídios) aumentou 705% por aqui nos últimos 16 anos, segundo pesquisa realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Não é fácil falar sobre depressão e suicídio, pior ainda é se omitir, ou tirar conclusões próprias de cada situação.

A depressão é uma doença silenciosa, só sabe quem sente e quem sente, nem sempre fala, é necessário que as pessoas que estão a volta, comece perceber comportamentos depressivos, causas que podem levar ao suicídio, este assunto precisa ser discutido na sala de aula, na igreja e no seio da sociedade.

A psicóloga, Leandra Miranda, ainda fará palestra sobre o assunto em outras escolas, inclusive só está aguardando marcar a data para uma palestra no distrito de Santo Antônio.


Por Jotta Mendes/Repórter Coragem

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem

Curta, deixe nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos



Deixe seu comentário