Edital Encceja 2018: saiba tudo sobre a prova
Muita gente não tem o costume de ler o edital do Encceja 2018, certo? Ele geralmente é longo e difícil de entender. Mas, você sabia que pode encontrar muita informação que é dúvida frequente entre os participantes?
Pensando nisso, a Revista QB listou as principais informações que você pode encontrar no edital do Encceja deste ano e dados úteis para quem pretende fazer a prova.
Se você quiser dar uma conferida no conteúdo na íntegra, também pode.
Principais pontos do edital do Encceja 2018:
PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
As inscrições serão das 10h do dia 16 de abril até às 23h59 do dia 27 de abril. Elas devem ser realizadas pela internet. Você pode conferir como fazer a inscrição no Encceja 2018. Ela é gratuita.
-
É possível se inscrever em uma ou mais áreas de conhecimento de acordo com a opção feita para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio.
-
Você também pode solicitar atendimento especializado e/ou específico, se tiver alguma necessidade especial. Isso pode ser feito em um campo próprio do sistema de inscrição.
- Na inscrição, é preciso indicar também a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia a que se deseja solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência.
NO DIA DA PROVA
-
Não é permitido levar o Caderno de Questões ao deixar a sala de provas.
-
O exame conta com quatro provas objetivas, por nível de ensino; cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação.
-
Não é permitido entrar na sala de provas com lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, Ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, chaves, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
-
O participante também não pode usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
-
O tempo de permanência mínimo em sala é de uma hora do início das provas, em cada turno em que se estiver inscrito.
-
No dia da prova, o participante não deve se esquecer de imprimir e levar a Declaração de Comparecimento em cada turno de provas. Você pode conseguir isso na página do participante (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja), informando CPF e senha. É preciso apresentá-la ao aplicador, para que ela seja preenchida e confirme-se a sua presença no exame.
HORÁRIO DAS PROVAS
-
Ensino Fundamental
Turno matutino
Das 9h às 13h
Prova I: Ciências Naturais
Prova II: Matemática
Turno vespertino
Das 15h30 às 20h30
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
Prova IV: História e Geografia
-
Ensino Médio
Turno matutino
Das 9h às 13h
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Prova II: Matemática e suas Tecnologias
Turno vespertino
Das 15h30 às 20h30
Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias
-
Data da prova:
5 de agosto
CORREÇÃO DA PROVA
-
A correção da parte objetiva da prova é feita por leitura óptica. O cálculo das proficiências é baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). A Redação será corrigida por dois corretores, que não saberão a nota dada pelo outro. Se as notas que eles deram tiverem uma diferença de 4 pontos ou mais, um terceiro corretor será acionado.
-
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep (http://portal.inep.gov.br) até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do exame.
-
Para a certificação, é preciso procurar a secretaria de educação ou o instituto federal de educação, ciência e tecnologia indicado na inscrição, para conseguir a Declaração Parcial de Proficiência e/ou Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.
-
O Inep vai disponibilizar o Boletim Individual de Resultado do Encceja Nacional 2018, com a informação do CPF e da senha, no endereço: enccejanacional.inep.gov.br/encceja.
MUDANÇAS NO EDITAL DO ENCCEJA 2018
Quem não comparecer para as provas para todas as áreas do conhecimento que se inscrever para o Encceja Nacional 2018 e quiser fazer uma nova inscrição no Encceja Nacional 2019, vai precisar justificar a ausência na inscrição do exame em 2019.
Essa justificativa precisa de documentos como atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência, ou seja, algo que comprove e justifique a ausência no exame.
Se essa justificativa não for feita, o participante precisa pagar para o Inep. O valor vai ser estipulado no edital, e o pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada na página do participante Encceja.
As informações acima se referem ao Encceja Nacional. Editais específicos serão lançados para a realização do exame por pessoas em privação de liberdade (Encceja PPL) e para a aplicação da prova no exterior.
Edição Bell Kojima/Repórter Coragem