Em greve, professores da rede municipal de Alcobaça bloqueiam BA 290 durante protesto
Professores da rede municipal de Alcobaça, no Sul da Bahia, realizam uma manifestação na BA 290, em trecho da própria cidade. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a manifestação começou por volta das 7h desta segunda-feira, 2 de setembro, e bloqueia o trânsito no local. A categoria está em greve desde terça-feira, 27 de agosto.
Ainda segundo a polícia, os professores ocupam toda a via, nas proximidades do distrito de São José. Por conta disso, o trânsito está bloqueado tanto para quem segue sentido Alcobaça, quando para Teixeira de Freitas.
Os professores usam cartazes e bandeiras, além de vários objetos queimados na via.
O grupo protesta contra um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, que, segundo os docentes, vai tirar direitos da categoria.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), o projeto deve cortar reajuste salarial, eleições de diretores de forma democrática, progressão continuada do salário, gratificação por estímulo e estabilidade no trabalho.
Segundo a APLB, na sede do município todos os professores aderiram, mas escolas da zona rural funcionam parcialmente.
Por conta da manifestação desta segunda, equipes da PRE estão no local para administrar a situação. Este é o segundo protesto em menos de uma semana.
Edição: Bell Kojima