Encceja 2018: dicas de como fazer uma ótima redação
Terminar os estudos é o sonho de muitos brasileiros. Para isso existem diversas opções e a principal delas – com inscrições gratuitas e sem mensalidades – é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Pensando em todos que querem garantir boas notas em 2018, selecionamos informações sobre a prova e sobre a Redação Encceja 2018.
Todos os candidatos que conquistarem boas botas irão garantir o certificado de Ensino Fundamental e Médio.
PROVA
O Exame Nacional surge com a intenção de avaliar pessoas que não puderam por algum motivo terminar os seus estudos na idade apropriada. O Encceja é gratuito e voluntário, ou seja, não é uma prova obrigatória – apenas os interessados em garantir a certificação de Ensino Fundamental ou Médio devem fazer as provas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela elaboração e distribuição das provas (assim como sua aplicação e correção em todo o país). No ano de 2017, a instituição teve bastante movimentação já que o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deixou de ser a certificação de ensino médio e o Encceja assumiu esse papel.
REDAÇÃO
A Redação do Encceja 2018 deverá ter um formato muito parecido com a de outros anos. As notas variam em uma escala entre 0 e 10 – e é necessário atingir a nota 5 para passar nessa etapa da prova.
Os temas da redação do Encceja 2018 não devem ser tão difíceis assim para quem está atualizado no que acontece pelo mundo e pelo Brasil.
O Exame cobra uma redação dissertativa-argumentativa com limite, geralmente, entre 25 (no mínimo) e 30 linhas (no máximo).
É difícil apontar qual exatamente será o tema da redação Encceja, mas é possível arriscar algumas possibilidades: temas polêmicos como o sistema político brasileiro, o atual presidente dos Estados Unidos e outros nem sempre são escolhidos.
Outros temas mais gerais podem ser pensados: água, poluição, energia, sustentabilidade, discussão de gênero, meio ambiente, preconceitos, violência urbana, liberdade de expressão e outros.
ORGANIZAÇÃO
Tente organizar os parágrafos em três: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. NUNCA ultrapassar o limite de linhas (isso irá fazer com que sua nota seja menor).
Sempre fique atento ao português correto e NÃO use gírias. Um texto claro e sem exageros pode ser um ótimo caminho, portanto, sempre escolha a opção mais simples. Evite usar informações que você não tem certeza.
Seguindo essas dicas você poderá garantir uma ótima nota no Encceja e terminar o ano com um diploma de ensino fundamental ou médio nas mãos.
Edição Bell Kojima/Repórter Coragem
Saiba mais:
Edital Encceja 2018: saiba tudo sobre a prova
Candidatos ao Encceja têm material gratuito de estudos para prova