Educação

Estudantes fazem homenagem à Castro Alves na Câmara Municipal de Salvador

13/03/2012 - 10h53

Estudantes da Escola Estadual Castro Alves, na Calçada, fazem homenagem ao patrono que dá nome à unidade, na Câmara Municipal de Salvador, nesta quarta-feira (14), às 14h. Vestidos de branco, os estudantes vão ocupar o meio do plenário da Casa Legislativa para declamar poemas como Vozes D`África, Navio negreiro, Duas flores, O coração, Laços de fita, em comemoração aos 167 anos de nascimento do Poeta dos Escravos.

A apresentação, que vai contar com a participação de 14 estudantes da 7ª e 8ª séries, terá direito a algumas novidades: o poema Vozes D`África, por exemplo, foi musicado e será cantado pelo coral formado pelos estudantes. Durante o intervalo de cada poema, uma estudante vai realizar um solo de dança. Além disso, o estudante da 8ª série, Mateus Cruz da Silva, 13 anos, pelo terceiro ano consecutivo vai se caracterizar do poeta Castro Alves para declamar Vozes D`África.

“É uma oportunidade que me orgulha muito, pelo poeta que ele foi”, diz o estudante que garante já estar com as estrofes na ponta da língua. Já a colega dele, Lívia Millet Lopes, 13 anos, também participará pelo terceiro ano da homenagem e está na maior expectativa. “Castro Alves é conhecido como o poeta dos escravos. Ainda hoje existe exploração. Isso mostra que o discurso dele ainda vale para os dias atuais”, fala. Além de se orgulhar de estudar numa unidade que tem o nome do poeta, ela fala do carinho pela escola: “É uma das melhores de Salvador. Amo essa escola”, diz.

Embora só 14 estudantes participem da homenagem, o universo interessado em participar é maior. Mas, por questão de logística, nem todos podem ser contemplados. “Com eles, trabalhamos com a voz e depois fazemos uma seleção”, conta a professora de Música Valdésia Dias. Além da música, a vida e a obra de Castro Alves também é tema das aulas de Português, História, Redação e Artes. “Antes de fazer o trabalho artístico, eles realizam muita pesquisa para saber quem foi esse poeta”, explica a professora.


Deixe seu comentário