Destaque

Olimpíadas Brasileira de Matemática tem entre seus medalhista de ouro, estudante teixeirense

19/11/2017 - 12h58

Separados por milhares de quilômetros e realidades diversas, 501 estudantes de escolas públicas de todo o país, participaram na última terça-feira(14), da cerimônia de premiação da 12ª OBMEP/2016, realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, promovido pela Matemática e organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. Ainda em sua 13ª edição, a maior olimpíada estudantil do país, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, não está definida em 2017.

Protagonistas de uma mesma história, os estudantes do 8º ano da Escola Municipal Bela Vista, Kauan Bonatto (medalha de ouro) e Sara Sandri (Medalha de prata) receberam no Rio de Janeiro, a premiação Nacional que contou com a presença de representantes dos ministérios da Educação e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, do diretor-ajunto do IMPA e o coordenador nacional da OBMEP, o senhor Claudio Landim, além de autoridades do meio acadêmico.

“Matemática é uma disciplina incrível e as pessoas precisam entender a importância dos números para acabar com esse preconceito de que cálculo é difícil. Sabemos que ela já está em nosso dia a dia, desta forma precisamos apenas reconhecer a necessidade e importância de aprendermos e leva-la para o nosso cotidiano”, afirmou o medalhista de ouro Kauan Bonatto.

Destaque, a influência relevante nas conquistas dos estudantes teixeirenses indicados para a premiação 2016, as aulas do professor mestre em matemática Rodrigo Duarte, que com dedicação tem se colocado a disposição da escola, para ir além das aulas ministradas em sala de aula, utilizando-se até, do reforço escolar em turnos opostos, ajudando assim no desenvolvimento dos estudantes que todos os anos têm em desperto, o interesse na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

Prof.º Rodrigo Duarte, Kauan Bonatto e sua Mãe e  Solon Gomes, responsável pela Obmep no Extremo Sul

“Sabemos do grande potencial dos nossos estudantes e dos grandes profissionais da área existentes em nosso município. Essa premiação é uma boa resposta por parte de nossos estudantes, que vem concretizar a qualidade do ensino da rede publica municipal de Teixeira de Freitas”, enfatizou o Secretário de Educação e Cultura Professor Hermon Lopes de Freitas, que ainda comentou a respeito dos benefícios proporcionados pela competição saudável e envolvente, que tem contribuído para a melhoria da qualidade da educação, identificando jovens talentos e incentivando o seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. “Estamos orgulhosos dos resultados obtidos pelos nossos estudantes teixeirenses, e isso é fruto de todo empenho e dedicação dos nossos professores, que, a cada dia buscam melhorar ainda mais, os nossos resultados”, conclui.

“É uma sensação inesquecível, tem muita gente competindo e eu consegui ser premiado, então é especial”, disse eufórica a estudante que conquistou a medalha de prata Sara Sandri.

Sobre a OBMEP

A OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.

O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Há 13 anos a OBMEP, vem sendo realizado no Brasil e a durante todo esse período os estudantes teixeirense tem sido destaque nas cerimônias de premiação, conquistando desde menções honrosas ao tão desejada medalha de ouro.

Secretaria de Educação, trabalhando “por amor” aos nossos estudantes.

Fonte: Ascom/ Educação


Deixe seu comentário