Professores do IF Baiano podem paralisar atividades na sexta (21)
Professores e servidores técnicos do IF Baiano (Instituto Federal Baiano) poderão paralisar atividades no campus Teixeira de Freitas na próxima sexta-feira (21), quando acontece a assembleia.
Em um ato realizado no dia 15, a categoria decidiu entrar em estado de greve, ou seja, em uma espécie de advertência, as atividades ocorrem normalmente com a mobilização para a greve a qualquer momento.
Em toda a Bahia, apenas o campus de Santa Inês já deflagrou a greve, em outras cidades a assembleia ocorre dia 17 de novembro.
Os trabalhadores da instituição protestam contra a retirada do vale-transporte, o não pagamento da insalubridade e adoção do ponto eletrônico nas unidades do IF Baiano.
A postura considerada “antidemocrática”, “abusiva” e “arbitrária” do reitor Renato Anunciação também é questionada.
De acordo com os servidores, não foi convocada reunião do Conselho Superior com participação do sindicato da categoria, o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
Há também um questionamento referente a PEC 241, que limita os gastos públicos; o PLP 257, que estabelece a reforma do ensino médio; e o projeto Escola Sem Partido.
Uinderlei Guimarães/Sulbahia News