Suzano e a Fieb realizam vistoria nas obras da unidade SESI/SENAI em Teixeira de Freitas
Nesta quinta-feira (08), A Suzano Papel e Celulose e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) fizeram um café da manhã para apresentar ao poder público e imprensa local o status da obra do Centro de Educação Formal do Sesi/Senai em Teixeira de Freitas, um moderno centro de educação formal e profissional no Extremo Sul da Bahia.
A obra é fruto do acordo judicial firmado entre a Suzano Papel e Celulose, Ministério Público do Trabalho e Fieb. A Suzano doou o terreno e os recursos para a realização da obra, enquanto cabe ao Sesi e ao Senai equipar e manter o centro de formação. A expectativa é que 1.100 jovens sejam atendidos por ano na Unidade durante os dois primeiros anos de funcionamento.
O Centro irá oferecer cursos de educação formal e profissional para jovens e adultos dos municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itamaraju e Mucuri.
O prédio terá seis salas de aula, um laboratório de informática e outro multiuso de 225 metros quadrados. O empreendimento terá 1.670 metros quadrados de área construída.
Além de ser um benefício direto para a comunidade, a unidade educacional permitirá capacitar a mão de obra local e prepará-la para aproveitamento nas indústrias do Extremo Sul da Bahia.
“Esta Unidade é muito importante para o Extremo Sul e a Suzano se sente honrada em poder exercer seu papel de modificadora social. Esta é mais uma oportunidade de atuarmos em prol da educação e do desenvolvimento da nossa região ”, explica Mariana Lisboa, Head de Relações Institucionais, Jurídico Institucional da Suzano Papel e Celulose.
Nesta Unidade de Teixeira de Freitas, o Senai vai oferecer cursos gratuitos para a formação de jovens aprendizes, além de outros níveis de formação para a área industrial.
“O projeto foi desenhado a partir de uma leitura das demandas da região, e passa a ser importante também porque pode trazer novas possibilidades: a partir do momento em que a região passar a ofertar mão de obra qualificada, poderá atrair novos negócios e investimentos”, afirma o diretor do Senai Bahia, Luis Brêda Mascarenhas.
Já o SESI terá como foco a educação de jovens e adultos (na unidade e em empresas), além de ações voltadas para Saúde e Segurança no Trabalho (SST).
“Com a instalação da unidade, teremos um atendimento ainda mais estruturado para as indústrias da região do Extremo Sul, onde está instalado um importante polo de celulose do estado”, acrescenta o superintendente do Sesi Bahia, Armando Neto.
Por Ascom
Edição Bell Kojima/Repórter Coragem