Destaque

Vereador Miro propõe projetos voltados à saúde, segurança e bem-estar na educação infantil

10/07/2014 - 16h46
miro

Preocupado com a saúde, segurança e bem-estar das crianças do nosso município, o vereador Tomires Barbosa Monteiro (Miro) deu entrada na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas em três projetos direcionados à educação infantil.

No intuito de preparar os funcionários das creches em situações de risco e de problemas de saúde, e, tentar prevenir doenças que muitas vezes podem ser evitadas através dos procedimentos que antecedem o atendimento médico, propôs: Projeto de Lei de nº 17/2014, que dispõe sobre a instituição obrigatória da realização de cursos de primeiros socorros a todos os funcionários de creches instaladas no município de Teixeira de Freitas. O curso deverá ser ministrado na periodicidade anual a todos os funcionários das creches municipais da rede direta, indireta e particulares do município, gratuitamente.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento completo das crianças do Ensino Infantil, cuidando não só da educação, mas também da saúde e do crescimento físico, propõe o Projeto de Lei nº 50/2014, que dispõe sobre a instituição do programa médico nas creches da rede municipal de Teixeira de Freitas. O Programa funcionará como um sistema de prevenção a doenças infantis por meio de atendimento médico em todas as creches da rede municipal. Os atendimentos deverão acontecer mensalmente e programados em datas específicas, e, deverá contar com um profissional de pediatria, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem e prestará atendimento de avaliação ponderal (peso e altura), nutricional, atualização de vacinas, além dos profissionais passarem orientações preventivas (de diversas doenças) aos monitores das creches que poderão posteriormente repassar aos pais.

A fim de assegurar o bem-estar e a integridade física dos estudantes, professores e funcionários das escolas do município, o vereador propôs o Projeto de Lei nº 62/2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade de avaliação periódica dos prédios escolares e centros de educação infantil da rede municipal de ensino da cidade de Teixeira de Freitas, ficando o chefe do Poder Executivo obrigado a enviar a Câmara de Vereadores, até o dia 30 de junho de cada ano, um relatório técnico informando sobre as condições estruturais e de conservação dos imóveis escolares e centros de educação infantil, da rede municipal de ensino. Lembrando que pequenos reparos feitos periodicamente podem evitar futuros prejuízos. Sem contar, que a realização de obras maiores no período do ano letivo prejudica e, até mesmo, interrompe as atividades educacionais.

Por: Otelino Sisnandes Leal Junior


Deixe seu comentário