Após empate sem gols, Corinthians venceu o Patchanca nos pênaltis e é campeão de Alcobaça 2013
A final do campeonato de Alcobaça versão 2013, que havia sido adiada em duas ocasiões, foi realizada no domingo, 5 de janeiro. O presidente da Liga de Alcobaça, Nido, assim que a arbitragem e os jogadores entraram em campo, fez uma explanação do seu trabalho abordando os motivos pelos quais a partida da decisão do campeonato havia sido adiada. O presidente da entidade que comanda o futebol locla também falou das dificuldades enfrentadas pela instituição durante o ano para coordenar a competição, e pediu aos jogadores que realizassem o jogo da final sem problemas. Nido estava preocupado com uma possível manifestação dos jogadores, já que nos bastidores havia o burburinho que os jogadores e dirigentes estavam descontentes com o adiamento anterior e pretendiam fazer uma manifestação; o pedido do presidente Nido foi aceito e a partida ocorreu normalmente.
O jogo foi equilibrado do início ao fim, poucas oportunidades de gols foram criadas, os setores de meio campo prevaleceram e os goleiros de ambas as partes tiveram pouco trabalho. O placar de 0 a 0 levou a decisão para os pênaltis e o time do Corinthians acabou levando a melhor convertendo todas as suas cobranças, enquanto o time do Patchanca acabou desperdiçando dois tiros livres da marca penal, com isso, o Corinthians ficou com o título de campeão 2013.
A partida realizada pela manhã foi inicialmente programada para começar às 9 horas, mas, só começou as 09h45, apesar do sol forte e do desgaste dos jogadores, principalmente na etapa final. O jogo foi corrido e agradável para os torcedores presentes, apesar do placar em branco no tempo regulamentar, principalmente pela falta de iniciativa dos dois setores ofensivos o 0 a 0 foi considerado justo.
Várias autoridades estiveram presentes no estádio, entre elas, o prefeito Bernardo Olívio, o vice José Carlos, o diretor de esporte Willans Santanatarle, que deu total apoio ao campeonato, os vereadores Valtinho Pescados, Erico de Taquari, Serginho e Marcinho do Hospital, os quais participaram da entrega dos troféus e tiraram fotos com os jogadores.
O prefeito Bernardo Olívio, em seu discurso antes da entrega da premiação, parabenizou todos os desportistas e participantes do campeonato municipal, agradeceu à direção de esporte, à presidência da liga e a todos que vêm trabalhando para a melhoria do esporte alcobacense. Ao falar a reportagem do Jornal Tribuna do Esporte, ele afirmou que o esporte do município de Alcobaça terá este ano muitos avanços. Entre os compromissos ele garantiu a reforma completa do estádio, inclusive, com a instalação da iluminação, alambrado reforma de vestiários e outras. Afirmou apoiar a todas as instituições esportivas, em especial a Liga de futebol para os eventos deste ano. Bernardo Olívio ainda disse que o ginásio de esporte deverá ficar pronto no máximo em 90 dias.
O vice-prefeito José Carlos, os vereadores, o diretor de esporte Willans Santanatarle e o presidente da Liga, Nido, também falaram com a nossa reportagem, e todos prometeram continuar trabalhando para o crescimento do esporte do município de Alcobaça durante seus mandatos. A partida teve a transmissão interna pelo serviço de som sob o comando do narrador Alex Marques e sua equipe.
Corinthians campeão com: Guto, Marlon, Gamarra, Bady Boy, e Géo, Biliu e Caboclinho e Diego e Yau, Fura Coco e Rafael. Suplentes Evinho, Fábio e Léo. Técnico- André
Patchanca vice-campeão: Baby, Caliman, Renan, Marcelo e Toinzinho, Solimar, Paulinho, Emerson e Gil depois Vivi, Calão depois Renan, Dinho e Emerson depois Giraia. Suplentes, Renan, Túlio, Giraia, Roniere, e Vivi. Técnico- Baíco
Árbitros:
Central- Paulo Sérgio
Assistentes- Charles Santos e Douglinhas
A Liga de Futebol de Alcobaça passará pelo processo eleitoral bem antes do final do 1º semestre para oficialmente outorgar ao presidente Nido o comando da instituição, esse processo deverá ser definido no mês de fevereiro ou março.
Por – Amadeu Ferreira/Jornal Tribuna do Esporte