Esportes

Bahia ganha no sufoco e mantem liderança isolada

22/03/2012 - 13h31

Ninguém precisa dizer ao técnico Paulo Roberto Falcão e aos jogadores que o time do Bahia não jogou bem. Todos reconhecem que foi no sufoco, um desespero, o triunfo de 2 a 1 sobre o Vitória da Conquista, ontem à noite, no Estádio Lomanto Júnior, na cidade de Conquista, interior do Estado.

Mas todos ressaltam também que existem momentos em o que vale é o resultado, e os três pontos foram decisivos para manter o tricolor na liderança isolada da fase de classificação do Campeonato Baiano, agora com 36 pontos ganhos.

Até os 46min44seg do segundo tempo, o Bahia estava empatando em 1 a 1 com o Vitória da Conquista, reduzindo para um perigoso patamar de dois pontos a sua diferença para o 2º lugar da fase, Vitória e Feirense, com 32 pontos ganhos cada. O gol de Souza mudou a história do jogo e manteve o fôlego do time na liderança da fase de classificação, faltando apenas cinco rodadas para o término da fase.

O triunfo de ontem à noite, no interior do Estado, não teve apenas um impacto “matemático” para o Bahia. Após um empate e uma derrota nas duas últimas rodadas, e com o time jogando mal, o triunfo serviu para levantar o astral, devolver o ânimo aos jogadores que já sentiam as consequências de uma implacável torcida, que tinha como certa a conquista do título do Campeonato Baiano em consequência do futebol que o time do técnico Falcão vinha jogando.

Com os dois gols marcados, o tricolor se igualou ao Vitória com o melhor ataque do Brasil. As duas equipes têm 43 gols feitos, sendo que o Vitória jogou uma partida a mais. Logo atrás está o Figueirense, que fez 41 gols em 13 jogos. As duas equipes voltam a campo no domingo. Na missão de manter a liderança do Campeonato Baiano, o Bahia recebe o Itabuna no estádio do Parque de Pituaçu, em Salvador, enquanto que o Vitória da Conquista joga em casa mais uma vez e enfrenta o Fluminense de Feira de Santana.

Com o jogo equilibrado, o Bahia abriu o placar com Danny Morais mandando de cabeça para o fundo das redes a cobrança de falta de Morais. Mas aos 35 minutos, Maurício Pantera recebeu um cruzamento da direita e, livre dentro da área, bateu de primeira para empatar a partida.

Na volta para o segundo tempo, o Vitória da Conquista passou a dominar o jogo e quase vira o placar aos 45 minutos, acertando uma bola na trave do goleiro Marcelo Lomba. Mas, no contra-ataque, Fabinho fez um cruzamento na medida para Souza fazer o gol dele e garantir o triunfo do Bahia em Vitória da Conquista, aos 46min44seg do 2º tempo, fechando o placar no Estádio Lomanto Júnior em 2 a 1.

Lateral Ávine ficou em Salvador

A surpresa do Bahia no jogo de ontem à noite, no Estádio Lomanto Júnior, em Conquista, foi a ausência do lateral-esquerdo Ávine na delegação tricolor. O jogador voltou ao time no Ba-Vi de domingo passado, no Barradão, e a expectativa era de que ele começasse jogando contra o Vitória da Conquista, superando a deficiência do time na lateral-esquerda.

Ávine passou por uma cirurgia de artroscopia no joelho direito dia 10 de janeiro, e vinha sem jogar desde a última rodada do Brasileiro do ano passado, contra o Ceará, em Pituaçu. O lateral está atravessando um período de transição no pós-operatório, e o Departamento Médico, de comum acordo com a Comissão Técnica, decidiu poupar o jogador do jogo no Estádio Lomanto Júnior. “Vamos dar uma segurada nele. No domingo, vamos avaliar se ele joga alguns minutos”, justificou o vice-presidente médico do tricolor, Dr. Marcos Lopes.

Ávine ficou em Salvador fazendo treinos físicos, tratamento de fisioterapia, e está sendo preparado para o jogo contra o Itabuna domingo, em Pituaçu. “Tem que ter paciência com Ávine. Vai entrar aos poucos. Jogou 20 minutos no Ba-Vi”.

Fonte tribunadabahia


Deixe seu comentário