Destaque

Contratos da CBF com marca esportiva também são alvo de investigação da Justiça dos EUA

27/05/2015 - 17h51
CBF

Além da prisão do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, a investigação orquestrada pela Justiça dos Estados Unidos também investiga a federação maior do futebol brasileiro. Segundo documento enviado pelo Departamento de Justiça norte-americano, a entidade é acusada por envolvimento em casos de suborno no contrato de patrocínio com uma grande marca esportiva do país, além de ter os contratos de comercialização de direitos de mídia e marketing esportivo de diversos torneios sob análise. “A acusação alega que, entre 1991 e os dias de hoje, os réus e seus parceiros corromperam a empresa pelo envolvimento em diversas atividades criminais, incluindo fraude, suborno e lavagem de dinheiro.

Duas gerações de dirigentes de futebol abusaram de suas posições de confiança para ganho pessoal, geralmente por meio de alianças com inescrupulosos executivos de marketing esportivo, que barraram competidores e mantiveram contratos muito lucrativos para si mesmos com o pagamento sistemático de subornos e propinas. Os dirigentes são acusados de conspiração para solicitar e receber mais de US$ 150 milhões (R$ 473 milhões) em subornos e propinas em torca de apoio oficial dos executivos de marketing que concordaram a fazer os pagamentos ilegais.”, afirma o documento.

Dentre os torneios investigados, estão as Eliminatórias da Copa do Mundo pela Concacaf, a Copa Ouro, Concachampions, Copa América, Copa América Centenário, Taça Libertadores da América e a Copa do Brasil. Entretanto, o relatório afirma que os esquemas alegados estão ligados a subornos e propinas em conexão com a comercialização de direitos de mídia e marketing das referidas competições.

Fonte Bahia Noticias


Deixe seu comentário