Copa do Descobrimento: duas equipes classificadas para a segunda fase, e duas já eliminadas
Cinco jogos aconteceram neste último domingo (27) valendo pela quarta edição da Copa do Descobrimento de Futebol Amador, essa que é a principal competição deste segmento em andamento na Bahia.
A competição que realiza nesta temporada a sua quarta edição foi idealizada e vem sendo coordenada ao longo dos anos pelo desportista e jornalista Luciano Santos, diretor do site de notícias esportivas eunoesporte.com da cidade de Eunápolis.
Com o apoio da Federação Baiana de Futebol e imprensa regional, a competição vai indo bem no que se pese a falta de alguns ingredientes indispensáveis no campo de jogo.
Tem se observado a falta de policiamento, e em algumas praças a ausência de ambulância em alguns jogos, a falta de um médico nos jogos nem se fala, mas a ausência mais reclamada é mesmo a falta de policiamento, e este tem sido o principal problema enfrentado pela organização e pelas equipes mandantes, que são responsáveis pela segurança dos jogos.
O que não se pode admitir em alguns casos, é a falta de macas, às vezes maqueiros, gandulas, e até mesmo placa de substituição e bandeirinhas de canto colocadas de forma incorreta, todos esses implementos de inteira responsabilidade das equipes mandantes.
Outro detalhe que tem chamado à atenção da imprensa e causado aborrecimento em muita gente, tem sido algumas fracas arbitragens, essa questão tem que ser reavaliada com urgência pela coordenação para as futuras rodadas, sobre tudo nas partidas mais decisivas e nas fases posteriores, contratando árbitros mais qualificados par os jogos.
Vamos à rodada
A equipe da AAPTF (Teixeira de Freitas) integrante do grupo 01, a única equipe que na rodada poderia definir matematicamente a sua classificação para a segunda fase, foi a Porto Seguro e não decepcionou a sua grande torcida ao vencer a seleção de Arraial D’ajuda que inclusive se reforçou pelo placar de 02 x 01.
Segundo o blogueiro Reynaldo Oliveira, titular do blog Boquinha Polemica bem como com informações do presidente da equipe Gerson Portela, o jogo foi muito difícil.
A equipe de Arraial D’ajuda que tinha a qualquer custo buscar a vitória para continuar com sobrevida na competição vendeu caro a derrota, o time reforçou bastante o seu elenco dificultando o jogo para a equipe da AAPTF, no entanto em duas cobranças de pênaltis o time comandado pelo professor Neca abriu 02 x 00 no placar, dois gols de Ninho, só sofrendo um gol no finalzinho da partida (47 minutos) e saindo vencedora por
02 x 01, garantindo assim a segunda vaga do grupo para a fase seguinte da Copa.
A outra equipe representante de Teixeira de Freitas na competição o time Santa Fé, foi mais uma vez derrotado na Copa, essa foi a sua quarta derrota no evento a segunda em casa.
Na partida de ontem à tarde no Tomatão, a equipe perdeu outra vez para a Escolinha Vitória de Itamaraju, pelo placar de 02 x 01, o time de Galego durante toda a competição não se acertou em campo, e em alguns casos foi prejudicado pela má pontaria de seus atacantes, na partida de ontem, por exemplo, o jogador Dodô perdeu duas chances inacreditáveis, cara a cara com o goleiro Eric da Escolinha Vitória de Itamaraju, ele colocou a boa na mão do goleiro em duas oportunidades.
A péssima arbitragem tem sido constante na competição, mas essa não é uma questão apenas regional, é uma demanda nacional, as equipes não podem mesmo é perder as chances que perdem de matar o jogo em alguns casos, como ocorreu ontem com o time Santa Fé que era para fechar o primeiro tempo com 03 x 01 ao seu favor, mas a equipe num contexto geral mostrou fragilidade em toda a competição, e não adianta colocar a culpa apenas na arbitragem, e ainda questionar o trabalho da imprensa, os números negativos da equipe não deixa dúvida.
Com esse resultado o time Santa Fé está eliminado da competição e faz ainda duas partidas para cumprimento de tabela.
Em Trancoso a equipe da casa bateu a seleção de Vera Cruz por 01 x 00, numa partida onde a arbitragem também foi muito questionada, más é aquele negócio as equipes tem que esquecer a arbitragem, respeitar o trabalho da imprensa e jogar mais futebol.
Quando o time tem bom conjunto, com bons jogadores e bom preparo físico, e é bem montado com bom esquema de jogo, não reclama de arbitragem, quem ganha jogo são os jogadores, a arbitragem erra, como a imprensa erra, como o treinador e os próprios jogadores erram, se cada um fizer o seu trabalho as coisas andam normalmente.
Aconteceu em Posto da Mata, no campo do GREA segundo informações um grande jogo, a equipe da casa venceu Alcobaça por 02 x 01 e continua na busca da classificação.
O grupo quatro, o único da Copa com 04 times, já tem o Santa Fé sem chances (eliminado) e as outras três equipes lutando pelas duas vagas na fase seguinte, a disputa será acirrada até o final, principalmente entre Nova Viçosa (Posto da Mata) e Juventus de São José de Alcobaça, a Escolinha Vitória de Itamaraju na liderança do grupo, apesar do equilíbrio do mesmo, deverá ficar com a primeira vaga.
Quem se deu bem na rodada foi o Baianão, jogando pelo grupo 03 em casa jogo disputado no sábado, a equipe representante da terra manter do Brasil não tomou conhecimento da até então invicta seleção de Itororó e fez 03 x 00, resultado que lhe coloca com grandes possibilidades de ficar com uma das vagas, para a fase seguinte, apesar do equilíbrio do grupo, na realidade, como o grupo 04, esse grupo 03 pode ser considerado o grupo da morte.
Veja abaixo a classificação:
Grupo 01
- 1º Eunápolis – 07 pontos ganhos e 07 gols de saldo (já classificado) 03 jogos
- 2º AAPTF – 07 pontos ganhos e 07 gols de saldo (já classificado) 04 jogos
- 3º Arraial D’ajuda – 00 ponto 14 gols negativos 03 jogos.
Grupo 02
- 1º Trancoso – 07 pontos ganhos 03 gols de saldo (03 jogos)
- 2º Vera Cruz – 02 pontos ganhos 01 gol negativos (03 jogos)
- 3º Pequi – 01 ponto ganho 02 gols negativos (02 jogos)
Grupo 03
- 1º Itapetinguense – 04 pontos ganhos 01 gol de saldo e (02 jogos).
- 2º Baianão – 04 pontos ganhos 01 gol de saldo (03 jogos)
- 3º Itororó – 02 pontos ganhos 03 gols negativos (03 jogos)
Grupo 04
- 1º Escolinha Vitória de Itamaraju – 10 pontos ganhos, 04 gols de saldo, 04 jogos.
- 2º Juventus de São José de Alcobaça – 06 pontos ganhos, 01 gol de saldo, 03 jogos.
- 3º Nova Viçosa– (Posto da Mata) – 04 pontos ganhos, 00 gol de saldo, 03 jogos.
- 4º Santa Fé – 00 ponto ganho, 00 gol de saldo, 05 gols negativos, 04 jogos.
Classificação geral por pontos ganhos, critérios de desempate de acordo regulamento, são, confronto direto, saldo de gols, número de vitórias e etc. independentemente do número de jogos.
- 1º Escolinha Vitória de Itamaraju – 10 pontos ganhos
- 2ºEunápolis – 07 pontos ganhos com 07 gols de saldo
- 3º AAPTF – 07 pontos ganhos com 07 gols de saldo
- 4º Trancoso – 07 pontos ganhos com 03 gols de saldo
- 5º Juventus de São José de Alcobaça – 06 pontos ganhos
- 6º Itapetinguense – 04 pontos ganhos – com 01 gol de saldo em 02 jogos.
- 7º Baianão – 04 pontos ganhos com 01 gol de saldo
- 8º Nova Viçosa (Posto da Mata) – 04 pontos ganhos 00 gol de saldo
- 9º Verá Cruz – 02 pontos ganhos com 01 gol negativo.
- 10º Itororó – 02 pontos ganhos com 03 gols negativos
- 11º Pequi – 01 ponto ganho
- 12º Santa Fé – 00 ponto ganho, 05 gols negativos.
- 13º Arraial D’ajuda – 00 ponto ganho, com 14 gols negativos.
Amadeu Ferreira/JTE