Emocionante e completo em quase todos os aspectos, assim foi a realização do Jogo das Estrelas em Itanhém
O chamado Jogo das Estrelas, disputado no último sábado (9/1) à tarde, no Estádio Teixeirão, na cidade de Itanhém, foi um evento extraordinário, só se lamentou a fraca presença de público no estádio; muito se comentou que a divulgação não foi satisfatória.
Se esse, que foi o sétimo encontro da série, não foi o melhor, certamente está entre os três melhores que a nossa reportagem acompanhou durante todos esses anos em Itanhém.
A qualidade de um evento esportivo também se mede pela humildade e boa vontade do organizador, pela disciplina, qualidade técnica, emoção, companheirismo e afeto, tudo que existiu entre os concorrentes, fora a aula de futebol que quem esteve no jogo pôde acompanhar, tudo isso foi mostrado, antes, durante e após o evento.
O desportista Paquera demonstrou que não abre mão de ser o responsável pelo encontro que ele mesmo criou e reúne anualmente os mais destacados jogadores de Itanhém e alguns convidados da região, principalmente aqueles que têm mais de 55 anos de idade.
A bem da verdade, o encontro futebolístico, que apesar de ser festivo e amistoso, ninguém quer perder, não é vedado para alguns mais jovens, mas, observa-se que a maioria dos participantes, se não atingiram os 55 anos, estão próximos a atingir essa marca, no entanto, pode se ver atletas com idade superior a 70 anos participando ativamente do jogo, que é, na verdade, um grande espetáculo.
No encontro deste sábado pode se rever mais uma vez o talento de Toninho de Jaquetô, cidadão desportista admirado por todos, que, atualmente, com 67 anos, ainda oferece aos apreciadores de um bom futebol um toque de habilidade e maestria, apesar de ter passado recentemente por uma cirurgia, conforme ele afirmou à nossa reportagem.
Muito bom rever João Sandro, goleiro que participou dos áureos bons tempos do futebol de Teixeira de Freitas nesse encontro. Excelente rever o bom e vistoso futebol de Antônio Correia, Netinho, Baite, Gringo, Lourinho Careca, Bentivi, Leroi, Bibi, Jairo e tantos outros.
A satisfação de todos e minha, em particular, foi rever os irmãos Silvio (Silvão) e Sérgio Pires, em especial Silvão, um dos maiores atacantes da história do futebol regional que iniciou a sua carreira no Brasil de Itanhém, sendo consagrado no CEFBOL de Teixeira de Freitas nos anos 70/80, ainda atuando com habilidade e mostrando para todos os jovens a importância de se praticar esporte sem idade determinada.
O Jogo das Estrelas, coordenado por “Paquera do Caldo de Cana” este ano, contou com a presença da imprensa, sendo representada pelo site “Radar 58”, de Itanhém, na pessoa de Edelvácio, e do site “Itanhém FEST”, na pessoa de Epitácio, e, evidentemente, com a presença do jornal “Tribuna do Esporte”, que ao longo dos últimos sete anos tem acompanhando os principais eventos esportivos da região, no entanto, o mais importante foi a presença de vários nomes consagrados no futebol de Itanhém em todos os tempos e convidados de Paquera.
A partida teve os 90 minutos regulamentares. Uma curiosidade descoberta pela nossa reportagem e que, certamente, muitos não observaram, foi que cada equipe jogou com 12 atletas em campo, o goleiro e 11 na linha, certamente para diminuir mais os espaços do campo, facilitar o passe e o toque de bola, que passou a ficar mais curto. Os jogadores poderiam sair e voltar quando melhor conviesse para os orientadores.
Veja a formação das duas equipes e uma síntese da partida na visão da reportagem do Jornal Tribuna do Esporte
O time que usou o uniforme que continha a cor vermelha saiu vencedor pelo placar de 5 x 2. Foram dois gols do deputado Carlos Robson (Robinho), um de Antônio Correia, um de Nesmar e um de Audrey (vereador). Para o time de cor verde, Bebé marcou os dois.
Vermelho- João Sandro, Bibi, Jairo, Paquera, Bentivi, Paulinho (Drogaria Teixeira), Saulo, Pirão, Antônio Correia, Adão Correia, Netinho, Warles, Nesmar, Robinho (Deputado) Garoto, Toninho Jaquetô, Silvio e Marcos.
Verde – Didi Coxinha, Bebé, Ailton Ferraz, Lourinho Careca, Vitor, Epitácio, Baité, Leroi, Pipoquinha, Everaldo, Gringo, Denílson, Tupete, Álvaro, Binas Serjão Pires, e Eron.
O prefeito Milton Ferreira Guimarães (Bentivi) falou dos festejos que são realizados nessa época do ano em Itanhém, 3ª FITA e 5ª Janela Cultural de Itanhém, que reuniu familiares e amigos em três dias de festa e isso é motivo de grande alegria e satisfação para a administração e para o povo em geral, e sobre o jogo ele afirmou que é simplesmente sensacional, “é importante rever os amigos e participar dessa confraternização, é especial e mostra o potencial do futebol do passado de Itanhém e região”.
Por – Jornal Tribuna do Esporte
Amadeu Ferreira