Destaque

Jogo de veteranos de Itanhém “Amigos de Pakera” terminou empatado

07/01/2014 - 10h48
Jogo de veteranos de Itanhém “Amigos de Pakera” terminou empatado (1)

Chamado de Encontro dos Amigos do Pakera, o jogo de veteranos realizado há cinco anos em Itanhém foi disputado neste sábado, 4 de janeiro, no estádio Teixeirão. O evento havia sido adiado do final do ano, mas foi concluído com sucesso neste sábado. O jogo de confraternização organizado pelo desportista Pakera do Caldo de Cana, também ex-jogador, foi o 5º da série e teve a presença ilustre de vários nomes consagrados do futebol regional que atuaram no final dos anos 60/70/ e 80 em Itanhém e região.

Jogo de veteranos de Itanhém “Amigos de Pakera” terminou empatado (2)

Os torcedores e a imprensa presente puderam matar a saudade dos bons tempos do mais popular esporte brasileiro praticado nesta região, na época considerada como um celeiro de craques, comparados pelo historiador esportivo de Itanhém “Nem Galego” como sendo iguais ou até melhores do que nomes de peso do futebol brasileiro do final dos anos 70 e anos 80, como Zico, Carpegiani, Adílio Andrade, Nunes, entre outros que fizeram história no Flamengo e Seleção Brasileira. “Nem Galego”, como é de costume durante o evento, faz uma bonita exposição de fotos que retratam a história do futebol de Itanhém e região.

Jogo de veteranos de Itanhém “Amigos de Pakera” terminou empatado (3)

O Jogo Amigos de Pakera e Convidados começou às 16h30 e contou com a presença de ex-jogadores vindos de Nanuque, Teixeira de Freitas, dos distritos de Itanhém, de São Paulo do Pará. Os poucos torcedores que compareceram as arquibancadas puderam ver a técnica afinada de ex-craques do futebol mais recente que competiram nos anos 80, como Nesmar, Biby, Paulo César Branco, Álvaro, Paquera, Tião Mancha, entre outros, e jogadores que marcaram a história do futebol regional dos anos 60 e 70, como Catalício, Gringo, Ataléia, Baité, Pedro Santa Rosa, Antônio Correia, Adão, e muitos que desfilaram a sua categoria no bonito gramado do Estádio Teixeirão.

Jogo de veteranos de Itanhém “Amigos de Pakera” terminou empatado (4)

O desportista Pakera, idealizador do jogo festivo, lamentou a mudança de data da partida em virtude das chuvas do mês de dezembro, fato que atrapalhou a vinda de vários craques convidados, mas, considerou o evento como positivo. Pakera agradeceu a todos os seus patrocinadores pelo apoio para que o evento fosse realizado, em especial, a Prefeitura, o prefeito de Itanhém Bentivi e o empresário Nilton Teixeira da ARTGLASS.

Jogo de veteranos de Itanhém “Amigos de Pakera” terminou empatado (5)

O jogo teve duração normal de 90 minutos, dois tempos de 45. O regulamento da partida permitia que os jogadores pudessem ser substituídos e após o descanso retornar para o jogo, no entanto, foi obedecido o critério do impedimento. O árbitro da partida foi Gerismar, também ex-jogador, hoje atleta veterano que não pode jogar por estar se recuperando de uma lesão.

Jogo de veteranos de Itanhém “Amigos de Pakera” terminou empatado (6)

A partida foi muito equilibrada e o resultado final foi o empate em 5 x 5. O evento teve a presença de vários convidados, entre os presentes o prefeito Bentivi, o empresário Nilton Teixeira, o historiador do futebol local “Nem Galego” e o senhor Ita, também ex-jogador e vice-prefeito de Medeiros Neto, no Governo de Adelgundes Serapião. Após o jogo foi oferecido um churrasco aos atletas e convidados no prédio anexo a AABB.

Jogo de veteranos de Itanhém “Amigos de Pakera” terminou empatado (7)

Equipe de camisa branca – Lourinho Ribeiro, Vitor, Reinan, Biby, Adão, Edivaldo Brito, Álvaro, Nesmar, Ataleia, Paquera, Netinho, Pedro Santa Rosa, Tião Mancha, Baité,

Equipe camisa verde – Puim, Tupete, Catalicio, Gueba, Ceará, Odilto, Clayton, Clerston, Bebê, Paulo César Branco, Dinga, Eron, Hinho, Gringo.

Por Amadeu Ferreira/Jornal Tribuna do Esporte


Deixe seu comentário