“Robertão” passa a ser Estádio Municipal Antônio Rodrigues Santana, “O Tomatão”
É evidente que era necessário se dar outro nome ao Estádio Municipal de Teixeira de Freitas, apesar de algumas pessoas contestarem. O antigo Estádio Roberto Pereira de Almeida não existe mais, o “Robertão”, construído no início dos anos 70 foi totalmente demolido e construído um estádio novo.
Ainda na gestão passada, quando havia sinais que o Estádio poderia ser inaugurado ainda naquele governo, o radialista Amadeu Ferreira levantou a ideia e chegou a sugestionar para alguns vereadores na época, vários nomes e pareceres, colocando nomes de diversos desportistas de serviços prestados ao esporte do município já falecidos.
De inciativa do vereador Ailson Cruz Pereira, o Projeto de Lei do Legislativo de n.º 01/2014 foi sancionado pelo prefeito João Bosco, conforme Lei Municipal n.º 752/2014 no dia 6 de agosto que “altera a denominação de logradouro público e dá outras providências”, e passou a vigorar desde o dia 11/8/2014.
O estádio passa a denominar-se Estádio Municipal Antônio Rodrigues Santana (O Tomatão). Antônio Rodrigues Santana era um desportista nato de Teixeira de Freitas e região.
Natural de Medeiros Neto, Antônio Tomate, como era chamado pelos amigos e desportistas, foi participante ativo do futebol de Teixeira de Freitas durante muitos anos, principalmente como torcedor ativo.
Por ser farmacêutico de profissão, Antônio Tomate contribuiu durante toda a sua vida, dentro de suas possibilidades, com o futebol, atuava como auxiliar na medicação para os jogadores e também, às vezes, como massagista.
Colaborou com muita dedicação e responsabilidade durante anos com os jogadores de Teixeira e região nos momentos de suas contusões. Ele era um exímio conhecedor da preparação física e atlética de um jogador de futebol, e jamais deixou de ajudar aqueles que o procurava.
Como jogador em Teixeira de Freitas, Antônio Tomate era mediano, e pouco atuou, mas como defensor do esporte de Teixeira de Freitas e Medeiros Neto foi um gigante, apesar de jamais ter ocupado um cargo importante no esporte de Teixeira de Freitas; ele mereceu homenagem.
Da: Redação Jornal Tribuna do Esporte
Amadeu Ferreira