Seleção de Porto Seguro foi campeã invicta da Copa do Descobrimento
Vera Cruz, distrito de Porto Seguro, localizado na BR-367, há 22 km de Eunápolis, viveu o seu dia de fama ao sediar a final da Copa do Descobrimento de futebol, organizado pelo portal esportivo www.eunoesporte.com, com todo apoio logístico da Federação Baiana de Futebol (FBF). O jogo entre as seleções de Porto Seguro e Teixeira de Freitas foi realizado no domingo, dia 18 de maio, no Estádio Edmar Xavier.
Segundo dados fornecidos pela Polícia Militar, havia no estádio um público estimado em 4.000 pessoas. O distrito recebeu durante a semana que antecedeu a partida o serviço de patrolamento e limpeza pública de algumas ruas de forma especial, fato que foi notado pela nossa reportagem. Foram também instaladas cabines improvidas para a imprensa regional que cobriu o jogo.
A localidade recebeu a imprensa, dirigentes, autoridades políticas e esportivas, torcedores de todo o Extremo Sul e Sul do Estado, além de toda a cúpula da Federação Baiana de Futebol, liderada por Ednaldo Rodrigues (presidente), acompanhando por Manfredo Lessa (vice-presidente), Ricardo Lima (diretor de Registros), Tayse Galvão (diretora técnica), Marcelo Araújo (diretor financeiro), Wilson Paim (presidente da CEAF) e o convidado especial Robinson Almeida (ex-secretário de comunicação da Bahia), ainda se fizeram presentes vários vereadores, secretários municipais e prefeitos de algumas cidades da região.
O pequeno distrito foi mostrado através da imprensa de todos os segmentos da região para o mundo, e as suas lideranças devem agradecer ao jornalista Luciano Santos (eunoesporte.com), coordenador da Copa do Descobrimento, pois ele manteve a final da competição para o local, mesmo encontrando barreiras, adversidades e críticas, proporcionando, inclusive, à comunidade um dia de comércio aquecido no distrito, que, apesar das deficiências, acabou, de forma geral, recebendo bem os seus visitantes.
Retrospectiva da partida
Marcada para começar às 10 horas, a partida final da Copa do Descobrimento Schin de futebol teve início às 11h15. O atraso superior a uma hora contrariou muita gente, os presidentes e diretores das Ligas e a imprensa foram os segmentos que mais reclamaram, pois atrapalhou a programação das emissoras causando descontentamento a todos.
Segundo informações do coordenador da competição em entrevista à Rádio Difusora AM 580 de Teixeira de Freitas, o motivo do atraso foi em relação à demora do embarque do presidente da FBF, Edinaldo Rodrigues, e sua equipe, ainda no aeroporto de Salvador.
Assim que a comitiva chegou ao estádio, como é de praxe, a imprensa começou a trabalhar, e esse fato evidentemente atrasou ainda mais o início da partida, que ainda foi precedida da execução do Hino Nacional.
Quando a bola rolou, o que se viu foi muita determinação por parte dos jogadores das duas equipes, mas, o nervosismo era flagrante de parte a parte. O time de Porto Seguro usou a maior experiência dos seus jogadores para dominar territorialmente o jogo desde o começo, a pressão foi visível, e logo aos 8 minutos o atacante Marcelo, de dentro da grande área, chutou no canto direito do goleiro teixeirense Uelton, para fazer o gol da seleção da casa.
Teixeira de Freitas não se intimidou com o gol adversário, ao contrário, a equipe comandada por Josa passou a ter mais determinação na busca do empate, apesar de se expor aos contra-ataques da perigosa seleção de Porto Seguro, mas o placar na primeira etapa permaneceu 1 x 0 para Porto Seguro, resultado que lhe daria o título.
Na etapa final a equipe de Teixeira de Freitas veio logo de início para o ataque, e a sua defesa se destacava na contenção das investidas adversárias, os zagueiros Elton e Diegão se sobressaiam, e o goleiro Uelton, o destaque da competição, continuava a fazer bonito. Num lance ofensivo onde participou praticamente todo o time, Diegão deu o tiro de misericórdia ao adversário, da entrada da área, acertou um chute rasteiro no canto direito do goleiro de Porto Seguro, Neilton, para empatar a partida em 1 x 1.
Após o empate, o time teixeirense voltou a sofrer pressão de Porto Seguro, porém, conseguia conter o ímpeto do adversário, que a todo custo queria a vitória no tempo normal, mas, o pior ainda iria acontecer, a equipe teixeirense iria sofrer um grande revés ao dar entrada dura no lateral Dune da seleção de Porto Seguro, o meia Adelson, da seleção de Teixeira de Freitas, seria expulso, em seguida, por reclamação e por ter invadido o campo de jogo, o técnico Josa, da seleção teixeirense, também seria expulso. Entretanto, o time não sentiu tanto assim as expulsões, e passou a se desdobrar ainda mais, além de segurar o adversário, criou duas chances de gols, mas a partida finalizou mesmo em 1 a 1, levando a decisão para as cobranças de pênaltis.
Nas cobranças de pênaltis a seleção de Porto Seguro venceu Teixeira de Freitas por 4 a 3 e se sagrou campeã da 2ª edição da competição.
Cobranças das penalidades
Diego cobrou e converteu – Teixeira 1 x 0.
Marquinhos cobrou para Porto Seguro e converteu 1 x 1
Seninha cobrou bem, Teixeira 2 x 1.
Nando cobrou espetacularmente para Porto 2 x 2.
Jhony cobrou para Teixeira e Neilton defendeu, continuou 2 x 2.
Marcelo cobrou para Porto Seguro e chutou pra fora, continuou 2 x 2.
Juninho cobrou e colocou Teixeira à frente, 3 x 2.
Negueba empatou para Porto Seguro 3 x 3.
Baratinha cobrou para a seleção de Teixeira e a bola foi pra fora, continuou 3 x 3.
Kaká cobrou e converteu, dando o título à seleção de Porto Seguro, final 4 x 3.
Ficha Técnica
Final da Copa do Descobrimento SCHIN de seleções 2014
Local- Vera Cruz, Porto Seguro
Jogo- Seleções de Porto Seguro x Teixeira de Freitas
Estádio- Edmar Xavier
Início- 11h15
Árbitro – Antônio Marcelino Belmonte Vieira
Assistente 01- Kleuton Rosa dos Santos Oliveira
Assistente 02- Wilde Vieira Santos
4º árbitro- Jorge Tavares Rodrigues
5º árbitro – Reginaldo Meneses Santos
Final – 1 x 1- gols Marcelo aos 8 minutos do primeiro tempo Porto Seguro 1 x 0,
Diegão aos 12 do segundo marcou para Teixeira de Freitas, 1 x 1, placar final.
Pênaltis: Porto Seguro 4 x 3 Teixeira de Freitas.
O campeão levou como premiação o troféu Tayse Galvão, medalhas e um carro
0 km. Já o vice recebeu troféu, medalhas e mais a quantia de R$ 4.000,00. Mais uma vez a competição mostrou-se muito equilibrada e este ano foram três artilheiros: Kaká (Porto Seguro), Leonel (Nova Viçosa) e Juninho (Teixeira de Freitas), todos eles vão receber o troféu Amadeu Ferreira. O melhor goleiro da competição foi Neilton (Porto Seguro), ele recebeu o troféu Deri Santos, já o goleiro destaque foi Uelton (Teixeira de Freitas), o mesmo recebeu o troféu Drogaria Girú.
Porto Seguro – Neilton, Dune, Marquinhos, Diego e Guga, Zelito, Dilson, Alex e Mateus, Kaká, e Marcelo- Equipe completou com Galego, Moita, Cris, Felipe, Henrique, Jonas, Negueba, Alex Bomba, Ednaldo – Técnico: Lagoinha.
Teixeira de Freitas- Uelton, Jhony, Ulisses, Diegão e Alex, Gegê, Elton, Adelson, e Seninha, Juninho e Nilsinho. Suplentes- Atos, Robalo, Gessy, Fabinho, Paulinho, Serginho, Baratinha, Uelton, Fernando, Danilo, e Silvano. Técnico: Josa Preto.
Por – Amadeu Ferreira Jornal Tribuna do Esporte