conilon
3º Concurso Regional Conilon de Qualidade realiza etapa da análise sensorial dos cafés
Na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto, foi realizada a etapa de analise sensorial do 3° Concurso Regional Conilon de Qualidade em Teixeira de Freitas. O evento aconteceu no Parque de Exposição Temóteo Alves de Brito. A Secretaria Municipal de Agricultura é uma das organizadoras do concurso.
“O evento tem alavancado bons resultados desde que foi criado. O apoio que estamos recebendo de várias entidades, inclusive da Secretaria de Agricultura faz muita diferença. Este ano contamos com 28 amostras, o que já é um recorde para o concurso e teremos as categorias lote e microlote, e o que temos observado é que a qualidade do café tem aumentado muito comparado aos últimos anos, o número de amostras aumentou e nesta edição será quase R$ 10 mil em premiação”, explicou o organizador do concurso, Gustavo Sturm.
Nesta etapa do concurso é feita a análise sensorial onde são percebidas as diferentes características que podem ser encontradas no café. Entre os degustadores estava Jonas Orletti, que também participou de outras edições.
“Ano a ano podemos observar a significativa evolução dos cafés, o produtor que participa do ano anterior, participa novamente com ainda mais cuidado, nossa expectativa é que a média das notas seja considerável neste ano.”
O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária (Coopmista), Artur Teixeira, parabenizou a realização de mais uma edição do concurso.
“Estão de parabéns, pois este concurso tem sido um grande diferencial, pois soma para a produção de café conilon em nossa região.”
A premiação desta edição acontece no dia 5 de outubro durante a Expo Teixeira.
Edição: Bell Kojima