Alcobaça
250 anos

Alcobaça 250 anos: Zico de Baiato entrega requalificação da Praça da Caixa D’Água, um elo histórico entre moradores e a cidade

14/11/2022 - 18h53Por: Sul bahia news

A entrega da requalificação da Praça da Caixa D’Água neste sábado, 12 de novembro, marcou o início da programação especial que celebra os 250 anos do município de Alcobaça.

Com dois séculos e meio de fundação, a cidade de Alcobaça vive o seu maior crescimento econômico e social dos últimos tempos.

Alcobaça foi formada pelo povoado de Itanhém e segundo historiadores, o nome Alcobaça é uma adoção do nome da cidade portuguesa, onde nasceram os seus fundadores: Antônio Pereira e Antônio Mendes.

Elevada à categoria de vila com a denominação Alcobaça, a cidade foi instalada em 12 de novembro de 1772. O município percorre uma rota de crescimento até os dias de hoje, onde a gestão atual não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida da população e de todos os visitantes.

A grande festa dos 250 anos que movimenta Alcobaça até o próximo dia 14, é uma organização da prefeitura municipal. A programação conta com shows, apresentações culturais e esportivas.

A reforma da Praça da Caixa D’Água, principal cartão postal do município, também marca os preparativos para o verão, período em que a cidade recebe turistas de todas as regiões do país. Além de proporcionar lazer, diversão, conforto e segurança para os moradores, a praça receberá ainda os visitantes, o que contribui para o desenvolvimento turístico e econômico da cidade.

O secretário municipal de Obras, Cleonilton Azevedo, destaca que a requalificação da praça era um sonho, não somente da administração, mas também de todos os alcobacenses que viram o espaço público se deteriorar ao longo dos últimos anos.

“Hoje esse sonho está sendo realizado através do nosso prefeito, é uma conquista como a areia do mar que não dá para contar. É assim que classifico, sabendo da grande importância que é a Praça da Caixa D’Água, nosso principal ponto turístico de Alcobaça”, destacou.

O prefeito Givaldo Muniz, “Zico de Baiato”, parabenizou os alcobacenses pelos 250 anos e ressaltou o momento importante para o município com a requalificação do espaço público que representa um elo histórico entre moradores, visitantes e a cidade.

Ao comentar sobre o projeto moderno da praça que agora proporciona mais lazer, conforto e segurança, Zico adiantou que o município já se prepara para a programação Verão 2023, com atrações para o réveillon, todo o mês de janeiro e o carnaval.

Para reforçar o potencial turístico de Alcobaça, Zico tem investido em obras de infraestrutura na sede e interior do município, assegurando desenvolvimento econômico e qualidade de vida com ações em várias frentes – saúde, educação e infraestrutura, dentre outros.

Através de alianças estadual e federal, Zico reforça que Alcobaça vive boas expectativas de crescimento para os próximos anos com mais trabalho e empenho da gestão.

Dentre vários visitantes presentes no evento de reinauguração da praça, Leonela juntamente com a família, prestigiou o evento e parabenizou o prefeito Zico de Baito pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em Alcobaça, “a cidade está muito linda, aconchegante! Está de parabéns o prefeito”, comentou.

Um dos mais antigos cartões postais de Alcobaça, a Praça da Caixa D’Água foi e ainda é, palco de muitas histórias onde inclusive, muitas famílias se formaram. Uma delas é a do comerciante Antônio Carlos Teixeira Medeiros, o ‘Kaká’.

Ele tem uma lanchonete nas imediações da praça, onde conheceu a esposa Joelma Tavares da Silva, com quem tem três filhos.

‘Kaká’ conta que as reuniões de amigos nas imediações da praça se iniciaram quando ainda funcionava a Boate Brasil, ponto de lazer aos finais de semana. Após montar sua lanchonete, ele conheceu sua esposa que sempre frequentava a praça, e que hoje, também tem um estabelecimento no local.

“Muitos casais se conheceram aqui, formaram famílias e hoje estão prestigiando a reinauguração da praça”, disse.

Ainda durante o evento deste sábado, o município homenageou a saudosa musicista, Mariza Porto, que compôs juntamente com Pedro Nascimento, a valsa em homenagem a Alcobaça.

A filha de Mariza, Carla Porto, de 58 anos, e a irmã da musicista, Dulce Porto, de 81 anos, receberam as considerações em nome da homenageada.

Atual moradora, Dulce relembra que começou a visitar o município de Alcobaça juntamente com a irmã, quando ainda era criança. As duas vinham como restante da família ao litoral baiano através da Ferrovia Bahia/Minas, sendo os primeiros veranistas da cidade.

A filha de Mariza, Carla Porto, tem um vínculo afetivo muito grande com Alcobaça, atualmente ela residente em Teófilo Otoni (MG), mas está sempre visitando a cidade juntamente com a família.

O cronograma de aniversário de Alcobaça segue neste domingo, 13, com Corrida Rústica, inauguração da Arena de Beach Soccer, jogos infantis e show a partir das 21 horas na Praça da Caixa D’Água.

Na segunda-feira, 14, tem funcional de Ritmos às 18h30 e mais shows a partir das 20 horas.


Deixe seu comentário