de cordas
Encontro de Cordas apresentou 6º Colóquio Nacional de Educação Musical
O já tradicional Colóquio Nacional de Educação Musical chegou a 6ª edição. O evento é baseado na troca de saberes e sempre acontece juntamente com o Encontro de Cordas do ICED em Teixeira de Freitas. Neste ano, realizado nos dias 28 e 29 de julho, com o tema geral: “A Composição Musical Como Recurso Didático Para o Ensino Coletivo de Música”.
No primeiro dia, com mediação da professora Gislaine Romana, o palestrante Luciano Calazans, baiano de Salvador, abordou: Referenciais Culturais e Fundamentos Musicais – Compondo a Partir de Vivências. Em sua apresentação, ele contou que sua formação começou em casa, em rodas de choro promovidas pelo seu pai, o que fez com que seu primeiro contato e entendimento musical fossem sensoriais.
Já no segundo e último dia foram três palestrantes: Breno Bragança, Beetholven Cunha e Valdir Claudino, sob a temática: Formações Musicais, Suas Especificidades Como Determinantes no Processo de Composição e mediação do Maestro Orley Silva. Durante a exposição, os professores trataram das composições que foram feitas para o próprio Encontro e a maneira como muitas vezes as criações se dão pela necessidade de momento, do grupo, da nação e mesmo espiritual.
Conforme explicou Gislaine Romana, uma das idealizadoras do Colóquio, este é um momento que viabiliza o espaço permanente e dialético para que propostas e reflexões de práticas cotidianas do ensino da música possam ter efetividade e melhores resultados no fazer educativo.
O Colóquio Nacional de Educação Musical é uma realização do ICED (Instituto Cultural de Educação e Desenvolvimento). O projeto tem o apoio financeiro conforme Lei nº 9.431/2005