Espetáculo marca entrega do Núcleo Territorial do Neojiba em Teixeira de Freitas
Um grande e belo espetáculo marcou a inauguração do último Núcleo Territorial dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba/NTN) entregue em 2019. A cerimônia de entrega do NTN em Teixeira de Freitas reuniu centenas de pessoas, que acompanharam a apresentação de grupos que compõem o núcleo, entre eles a Orquestra Territorial Infantil, formada por crianças.
A entrega no Extremo Sul da Bahia contou com as presenças do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, do diretor Musical do Neojiba, maestro Eduardo Torres, superintendente de Desenvolvimento Territorial da Secult, maestro Orley Silva, e da coordenadora do NTN em Teixeira de Freitas, Kenia Silva.
A cerimônia contou com a presença da comunidade local, pais, mães e entusiastas da cultura e da arte. O secretário Carlos Martins, que na última semana também participou das inaugurações dos NTN em Feira de Santana e Vitória da Conquista, discursou e defendeu, mais uma vez, a arte, a cultura e a música como instrumento essencial na transformação do Brasil.
“Eu não tenho como mensurar em palavras a minha alegria nessas duas últimas semanas, ao lado de toda a equipe da SJDHDS e do Neojiba, ao entregar esses equipamentos tão importantes para três regiões do Estado. Eu vou repetir isso por muitos mais vezes: nós precisamos de mais violinos, violoncelos, flautas, pianos e outros instrumentos porque estas são as verdadeiras armas que vão transformar o Brasil num país com justiça social”, pontuou o secretário.
Presidente do ICED, Filipe Mota, foi ingresso no Neojiba em 2010. Além de participar de várias atividades e viagens, o jovem teve a oportunidade de encontrar grandes solistas internacionais, acumulando a experiência que traz em seu currículo atualmente.
“A música pode transformar vidas de forma inimagináveis. O futuro de cada um de vocês é daqui para o mundo. Tenho que certeza que em alguns anos serão vocês, os alunos de hoje, que estarão ensinando aos alunos de amanhã”, disse o jovem, que também é professor de violino e viola.
Diretor musical do Neojiba, o maestro Eduardo Torres falou sobre a importância dos jovens como multiplicadores.
“Cada um de vocês aqui é um multiplicador dessa prática musical. Daqui sairão grandes musicistas, a exemplo do Filipe. Espero que o NTN seja um divisor de água na vida dos jovens de toda a região”, disse.
O maestro Ricardo Castro, diretor geral e fundador do Neojiba, que não pôde estar presente, gravou um vídeo que foi exibido durante a cerimônia.
Além da Orquestra Territorial Juvenil, os presentes acompanharam apresentações do grupo de jazz do NTN, o Coro da Igreja Batista Central e a Camerata do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), este último parceiro do Neojiba no núcleo localizado na cidade, juntamente com a Igreja Batista Memorial, local onde aconteceu a cerimônia na noite desta segunda-feira, 7 de outubro, e responsável por ceder o espaço onde funcionará o novo núcleo.
Edição: Bell Kojima