Caravelas

Festa de São Sebastião é show de público e segurança em Rancho Alegre

24/02/2018 - 17h42

Durante três dias no último final de semana, Rancho Alegre, distrito de Caravelas, realizou uma grande festa, elevando a cultura, religiosidade, folclore e a tradição da Festa dos Mouros e Cristãos.

Bandas regionais, barraquinhas, blocos, dança e muita comida e bebida, fizeram parte da festa realizada na praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida. O evento contou com uma estrutura muito bem organizada, com forte esquema de segurança da Polícia Militar, com o Conselho Tutelar, equipe da Secretaria Municipal de Saúde distribuindo preservativos e dando orientações, e ambulância para os primeiros socorros.

O evento manteve a tradição da Festa dos Mouros e Cristãos com o apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas, através da Secretaria Municipais de Cultura e de Turismo. A organização ficou por conta das famílias festeiras. O prefeito Silvio Ramalho esteve no avento e garantiu mais apoio para a realização da festa em 2019.

   “A cultura precisa ser valorizada, nosso trabalho é voltado para isso. Ano que vem faremos com que a festa tenha mais 50 membros para representar a batalha dos Mouros e Cristãos“, disse o prefeito.

A festa começou com banda na sexta-feira (23). A manifestação cultural dos Mouros e Cristãos começou no sábado (24), com a chegada dos dois grupos que representaram a batalha em Rancho Alegre, houve o levante do mastro de São Sebastião e a celebração da Missa.

No domingo o grupo dos Cristão, consegue batizar os Mouros. Juntos, Mouros e Cristãos realizam uma brincadeira, que prende pessoas que estão curtindo a festividade, e essas pessoas só podem sair quando outra pessoa paga uma “fiança” de um valor simbólico para arrecadar fundos para a igreja e para as despesas com transporte dos membros do grupo.

Galeria de fotos

ver todas (28)

Por Ascom Caravelas

Edição Bell Kojima



Deixe seu comentário