Grande Vaquejada no Parque de Exposição consolida tradição de Teixeira
Está acontecendo no Parque de Exposições Temóteo Alves de Brito mais uma Grande Vaquejada de Teixeira de Freitas; o evento começou nesta quinta-feira (10) de maio e vai até domingo (13).
Segundo Correinha, figura icônica da cidade, no quesito vaquejada, este esporte começou em Teixeira “quando Fernando Gonçalves de Souza, Fernando da Gef, chegou a Teixeira vindo de Pombal, região de Serrinha, onde a vaquejada lá é tradicional, e junto com Temóteo tiveram a ideia de fazer uma pista de vaquejada na fazenda de Temóteo Brito”, aonde hoje é o bairro Colina Verde.
Desde então, muita coisa aconteceu. Temóteo, que era presidente da Coopimista, construiu o parque de vaquejada, na época considerado o melhor da Bahia e entre os melhores do Brasil, “o Parque Novato Brito, no fundo do Derba”, no terreno da Cooperativa.
“A primeira vaquejada nesse parque foi vencida pelo vaqueiro Zé Abeia da Paraíba.”
De lá pra cá, diversos parques surgiram na cidade, ofereceram grandiosas festas e um espetáculo à parte para os amantes de vaquejada. Vale salientar o Parque Alex Biquine construído por João Biquine que foi o criador do primeiro circuito do Brasil.
Para esta vaquejada, organizada por Fabian Brito, no parque de vaquejada Everaldo Mafei, com apoio dos pecuaristas da região, que doaram a boiada, maquinários e todo suporte necessário, há uma megaestrutura, com o parque reformado, com vaqueiros vindos do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas e de todos recantos da Bahia.
É preciso lembrar que as normas relativas aos cuidados com os animais estão sendo respeitadas, os bois têm estilo de alimentação em confinamento e mais de 20 mil litros de água disponível em caixas no chão acessíveis à boiada.
Serão mais de 200 duplas disputando até domingo nas categorias amador, iniciante e profissional.
Correinha conta que “a boiada de iniciante e amador tem de 12 arrobas, o profissional de 15 a 16 arrobas e uma boiada de 20 a 22 arrobas pra o final da disputa, no mata-mata”.
São três juízes e três locutores de renome nacional que alternam nos trabalhos, estará presente o melhor locutor de vaquejada do Brasil, o Marcelo, além de equipes fixas que cuidam da alimentação dos animais, curral, transporte etc.., tem a equipe dos protetores de curral que coloca a cauda artificial nos bois, que veio de Serrinha, tem a equipe de filmagem que é do Portal Gado Bravo que veio do Rio de Janeiro.
Sábado (12), às 14h, a festa será bonita com o 3º Leilão Rancho Chicon e Rancho Mata Verde, onde os melhores cavalos Quarto de milha serão expostos e leiloados.
Por Foco no Poder
Edição Bell Kojima/Repórter Coragem