Hospital Sobrasa vai ganhar 10 leitos de UTI
Foi assinado no início da tarde desta quarta-feira (23), o contrato de financiamento entre o Hospital Sobrasa e o Banco Nordeste, que vai viabilizar mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Teixeira de Freitas.
O espaço físico foi idealizado e construído com recursos próprios pela proprietária do Sobrasa, Maria dos Santos e Castro, a dona Mariinha como é mais conhecida, há cerca de seis anos, que deverão funcionar a partir de 1º de setembro.
A solenidade de assinatura, contou com a presença de Aldo Rezende, gerente geral do Banco Nordeste de Teixeira de Freitas, os médicos Alex, Alexandre e Humberto, esses que ficarão responsáveis pela UTI, os presidentes da CDL, Sincomércio e Associação Comercial, Gedemárcio, Flávio Guimarães e Marcos Antonio Morais respectivamente, além de Benedito Ferreira Rosa, diretor administrativo do Sobrasa.
Segundo informações da gerência de negócios da agência do BNB de Teixeira de Freitas, o valor financiado para a compra de todos os equipamentos da UTI chegou a R$ 2 milhões.
O funcionamento dos dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva do Sobrasa será para casos de internação particular e também através de convênios e somam-se as outras dez vagas existentes no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, que é a maior unidade pública de saúde do baixo extremo sul.
Como apenas o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, conta com o serviço de UTI com apenas 10 leitos, fica muito difícil atender a demanda quando o caso é grave ou quando muitas pessoas precisam de UTI ao mesmo tempo.
A previsão é de que os novos leitos de UTI, fiquem à disposição da sociedade a partir de 1º de setembro, para que isso aconteça, será feito os investimentos necessários, para que a unidade possa atender com qualidade aqueles que precisarem do serviço.
Com o funcionamento dos leitos de UTI, dona Mariinha e seus funcionários vai atender um antigo sonho do fundador do Hospital Sobrasa, Rafael de Castro, que sempre sonhou em transformar o hospital em referência na saúde da região, sonho que passa se concretizar pelo menos na rede particular, uma vez que o outro hospital que possui UTI na região atende somente pelo SUS.
O Sobrasa é pioneiro na saúde de Teixeira de Freitas, com 40 anos de fundação, e com o funcionamento da UTI o objetivo do hospital é tornar-se referência no extremo sul. Os novos leitos para internações de urgência e emergência também devem desafogar um pouco o Hospital Municipal, já que o mesmo até nos dias atuais vem atendendo à demanda de todos os municípios da região.
Muito feliz com a viabilidade do seu sonho de ver a UTI funcionar dona Mariinha era só sorrisos durante a assinatura do contrato, apesar de está com quase 91 anos, que serão completados no próximo dia 04 de junho, todos que compareceram a solenidade de assinatura do contrato foram contagiados com sua alegria.
Por: Jotta Mendes