amarelo
Nova Viçosa: mobilização do Setembro Amarelo, sensibilizou a população sobre o suicídio
A campanha brasileira de conscientização da população a respeito da prevenção do suicídio, também conhecida como Setembro Amarelo, mobiliza todos os anos a população para voltar suas atenções para esse importante tema. A Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, por meio da Secretaria de Saúde também abraçou a causa e promoveu diversas ações referentes ao tema que abrangeram capacitações para profissionais da rede básica assistencial e para a população em geral, assim como atendimento visando orientações.
E foi com o olhar voltado para essa perspectiva e acompanhando as diretrizes nacionais, que a Secretaria de Saúde propôs como uma das vertentes de cuidado à população, uma agenda de mobilização à prevenção ao suicídio realizada durante todo o mês de setembro, mês-ícone de ações a respeito dessa temática.
Manoel Messias, secretário de Saúde do município, disse que a abordagem foi discutida ao longo do mês com todos os setores da administração, com palestras profissionais de diferentes áreas e também com vivências a respeito do assunto.
Durante todo esse mês de setembro houve capacitação de trabalhadores da Rede de Atenção Básica. O objetivo foi aprimorar o conhecimento da rede básica assistencial a realizar a escuta, identificar riscos e manejar de modo qualificado às demandas da população do município em torno do suicídio. As orientações foram conduzidas pelos profissionais da secretaria de saúde junto ao grupo de trabalho do Setembro Amarelo da Comissão Municipal de Saúde Mental, criado pelas secretarias afins.
As ações de mobilização e sensibilização sobre a temática se encerraram na manhã deste sábado, 28 de setembro, com a passeata da campanha “Setembro Amarelo – Todos pela Vida”, a mobilização contou as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Nova Viçosa e a Secretaria de Saúde com suas unidades básicas.
A concentração com todos vestidos de amarelo e branco partiu da Secretaria Municipal de Saúde, às 8h, no bairro Castelo, no distrito de Posto da Mata e seguiu até o largo da avenida João Durval Carneiro, na praça Da Caixa, no Centro, onde houve palestras, apresentações, exposições, ações preventivas de saúde e distribuição de laços, alusivos à campanha.
Edição: Bell Kojima