Destaque

Poeta de cordel realiza palestra em Eunápolis sobre empreendedorismo social

23/11/2018 - 09h07

O jeito ‘arretado’ de empreender”. Esse foi o tema do seminário realizado nesta quarta-feira, 21 de novembro, pelo Sebrae e pela CDL de Eunápolis, com apoio do Sicoob Costa do Descobrimento e TV Santa Cruz.

Mais de 500 pessoas compareceram ao evento para ouvir a história de Bráulio Bessa, que transformou sua vida através da poesia de cordel, com seu jeito atrevido, criativo, inventivo, sonhador e persistente, nas próprias palavras dele. Todas essas características, para Bráulio, são próprias do nordestino e também marcam o empreendedor.

Bráulio Bessa é poeta e escritor. Seu livro, “Poesia que Transforma”, ficou 16 semanas na lista dos mais vendidos do país. Ele também é conhecido nacionalmente por sua participação no programa da Globo “Encontro com Fátima Bernardes”. Quem lê esse breve resumo de seu currículo não tem dificuldades em entender que ele é um sucesso. Mas nem sempre foi assim.

Sou do interior do Ceará, nordestino, e desde os 14 anos eu tinha o grande sonho de ser poeta, de escrever um livro. Mas eu não tinha dinheiro para investimento, não tinha conhecidos nos meios de comunicação, tinha apenas muita vontade de vencer. E a minha intenção é conseguir servir de inspiração para as pessoas. Quero que seu Chico, borracheiro, olhe para mim e entenda que ele também pode chegar onde quiser”, conta.

Esse empreendedorismo social, com palestras sobre e para pessoas, foi o que os organizadores quiseram trazer para o público neste mês marcado por importantes eventos da Semana Global do Empreendedorismo. O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, relatou que essa foi uma maneira encontrada também para finalizar bem um ano cheio de realizações para os negócios da região:

Esse seminário foi pensado para inspirar o empresário e o comerciário a ter insights, a pensar que é possível, porque a história do Bráulio é muito inspiradora. Ele é um nordestino que deu certo e não foi por acaso, e é esse lado social que quisemos trazer desta vez para o empresariado de Eunápolis.

E se o lema de Bráulio é acreditar verdadeiramente nos sonhos, a própria realização do seminário é a prova de que isso dá certo. Trazer o poeta para Eunápolis era o grande sonho de Fabrício Ramos, presidente da CDL da cidade.

Eu já tinha tido a oportunidade de assistir a uma palestra dele e fiquei totalmente encantado. Na hora, sabia que precisava conseguir trazê-lo para cá. Já tinha tentado antes e, esse ano, com o incentivo do Sebrae, disse que se era sonho, precisávamos correr atrás. Conseguimos ainda firmar parceria com o Sicoob Costa do Descobrimento e a TV Santa Cruz. O resultado foi esse evento maravilhoso e inspirador”, apontou.

Ao longo das horas do seminário, o local se enchia de suspiros e gargalhadas, emoção e alegria. O cearense de Alto Santo consegue criar uma identificação forte com cada pessoa. Mas o principal legado do seminário foi entender que aquela pessoa que se parece tanto com cada um nas dificuldades venceu e hoje tem sucesso.

Quero primeiro que ninguém nunca confunda interior com inferior. Não somos inferiores a quem está na capital. Só precisamos correr um pouco mais. Eu sempre acreditei que eu conseguiria e acho que esse é o princípio básico. Sonhar. Sem esse clichê que se colocou em cima do sonho. Mas existe sim uma força muito grande que move o ser humano através do sonho. E eu só estou aqui hoje conversando com você porque eu nunca deixei de buscar o sonho que nasceu quando eu tinha 14 anos, o de lançar um livro. É isso. Não desistir”, aconselhou.


Edição Bell Kojima/Repórter Coragem

Curta, deixe nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos



Deixe seu comentário