Saúde

Secretaria de Saúde realiza I Simpósio de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

23/10/2019 - 15h57Por: Ascom PMTF

O I Simpósio de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho levou aos profissionais da saúde e estudantes, durante toda esta terça-feira, 22 de outubro, na Câmara Municipal de Vereadores Teixeira de Freitas, uma troca de conhecimento sobre a questão de saúde mental no mundo do trabalho e abordou técnicas e procedimentos ideais para realizar as notificação nesta área. O simpósio foi organizado pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Segundo o coordenador do CAPS, Marcio Fabiano, este evento é uma união de forças para deixar a saúde mental em foco.

Temos que tirar aquela estigma de que o CAPS é pra doido. Mas a saúde mental no tratamento da saúde do trabalhador, na saúde da pessoa. É o tratamento como terapia e não só como algo paliativo, mas como curativo“, explicou Marcio.

O simpósio contou com as palestras:

Protocolo de Atenção à Saúde Mental e Ficha de Notificações de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho“, com a dra. Suerda Fortaleza, médica do Trabalho em Saúde do Trabalhador (Coast-Salvador);

Sindrome de Burnout“, com a dra. Ana Paula Albino, médica do Cerest, psiquiatra;

Cuidando do Cuidador“, com os palestrantes Maurício Gomes, psicólogo/saúde mental e Gleide Barros, terapeuta ocupacional/saúde mental.

Para a doutora Suerda Fortaleza, o propósito é sensibilizar as equipes de saúde desde atenção básica até o trabalhador para esse olhar do trabalho como um fator importante no adoecimento do trabalhador.

O indivíduo que procura atendimento, seja em uma unidade de saúde da família ou no CAPS, precisa encontrar um profissional com sensibilidade.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário