Teixeira de Freitas sediou o “1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas”
Na noite desta segunda-feira, 16 de março, Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas (PMTF) promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o “1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas”.
O Evento, que aconteceu na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, teve como principal objetivo chamar a atenção da população e da comunidade acadêmica para a questão ambiental e para a necessidade de ações que reduzam o impacto dessas mudanças no planeta.
Durante o fórum, especialistas, acadêmicos, doutores, poder público e sociedade civil puderam discutir as atuais realidades do clima, no âmbito regional e mundial.
Um dos palestrantes, dr. Frederico Monteiro Neves, que é doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, explicou que fazer essa discussão junto com a sociedade é fundamental para a construção de soluções para este problema.
“As mudanças climáticas já tem mudado até a propagação de doenças e a gente sabe que é importantíssimo debater, especialmente, aqui no Extremo Sul da Bahia, pois Teixeira de Freitas como sendo o maior município daqui, não pode ficar de fora dessa discussão que é central hoje em dia”, explicou o palestrante.
O secretário de Meio Ambiente, José Archangelo Depizzol, disse este fórum precede um outro momento de discussão. Segundo ele, neste primeiro momento, o objetivo é entender o que os pesquisadores apontam sobre esta realidade, buscando uma discussão científica.
“Após a apresentação dos dados científicos, faremos, em outra data, uma Conferência Municipal de Meio Ambiente para discutir, a partir desse fórum, as alternativas e ações, pois o aquecimento global traz uma série de consequências na vida humana e para o planeta como um todo. Consequências na agricultura, consequências na saúde humana, consequências na produção animal, consequências em todos os setores”, analisou o secretário.
Os temas das mesas-redondas que aconteceram no fórum foram:
-
“Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas”;
-
“Panorama do Contexto Científico e Político da Problemática das Mudanças Climáticas”;
-
“Monitoramento da Cobertura Vegetal e Influências nos Recursos Hídricos do Extremo Sul da Bahia”;
-
“O Papel do Poder Público na Adaptação, Mitigação e Resiliência Urbana, Relacionados a Fatores Climáticos”.
Edição: Bell Kojima