Eventos

Última noite do Arraiá de Um Novo Tempo teve sete atrações

25/06/2012 - 13h30

Depois de quase 30 horas de shows com bandas locais, regionais e de reconhecimento nacional, 21 atrações ao todo, chegou ao fim nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (25/06) o ‘2º Arraiá de Um Novo Tempo’, considerado o maior São João do Extremo Sul da Bahia, que recoloca Itamaraju em local de destaque, como referência no estado e região Nordeste, na realização da festa.

“Nos últimos dois anos, a Prefeitura está trabalhando nesse sentido, eu peguei o Pedrão de Eunápolis no 2º ano, graças a Deus o evento hoje é um sucesso, comentado em várias regiões do Brasil e, é isso que nós queremos fazer aqui, tornar o São João de Itamaraju conhecido em todo país, estamos caminhando pra isso”, enfatiza Téa Pires, produtor da festa.

A organização esperava 180 mil pessoas, 45 mil por noite, mas no final, contabilizou 130 mil espectadores, 30 mil na primeira noite, 40 na segunda e terceira, e 20 mil no último dia. Já a Polícia Militar estima que o público ficou entre 30 e 35 mil pessoas em cada um dos três primeiros dias de festa, com queda visível no último dia.

Para Téa, a Prefeitura Municipal de Itamaraju está conseguindo resgatar a tradição de 20 anos atrás. Sobre o atraso na apresentação da dupla César Menotti & Fabiano, ele informou que ele ocorreu porque a banda que antecedia a dupla no show de Ibicui [Aviões do Forró], também atrasou. “Isso acabou provocando um efeito dominó, mas nós nos mobilizamos para possibilitar que a dupla estivesse aqui”, conta.

Quando César Menotti & Fabiano cantaram “Sonhos, planos, tudo aquilo que vivemos se perdeu”, trecho da canção Labirinto, primeira do show, o relógio assinalava 3h50min. Mais de 3 horas de atraso, justificado pela dupla antes mesmo de começar a segunda música, “hoje tudo aconteceu para que a gente não estivesse aqui, mas a porta que Deus abriu ninguém fecha e se nós estamos aqui foi pela graça de Deus, que Deus nos abençoe porque nós teremos uma noite inesquecível aqui hoje”, disse Menotti ao público.

Apesar de a organização ter feito alguns remanejamentos no cronograma de apresentações por conta da logística de algumas atrações e, do atraso no show de sábado, tudo ocorreu dentro do previsto e o evento foi um sucesso.

José Orlando, um dos sócios da barraca ‘Sabor da Carne’, disse que a festa foi muito boa, tranquila, e só foi um pouco prejudicada no sábado por conta da chuva. Se referindo às vendas, ele afirmou que o melhor dia foi sexta-feira, quando o cantor Leonardo se apresentou.

Orlando, que é de Teixeira e já participa pelo terceiro ano consecutivo, garantiu que no ano que vem estará de novo em Itamaraju.

Sidney Ramos de Souza, um dos membros de um grupo de amigos que resolveu se unir para trabalhar no Arraiá de Um Novo Tempo, enfatizou que a festa foi muito boa, mas as vendas foram regular, “acho que devido à localização da barraca, por isso não conseguimos vender mais, no entanto o que vendemos aqui vai dar pra pagar os gastos e ainda dar uma pontinha pra cada um aqui”, disse.

Já o vendedor de caip-frutas Danilo Viana Molina, afirmou que o movimento foi bom, “tinha muita gente de fora”, destaca, acrescentando que conseguiu vender cerca de 600 drinks por noite.

Saúde

A estrutura de saúde montada no circuito do evento garantiu ao participante o atendimento rápido e eficiente. O enfermeiro Wildson Valverde, mais conhecido como Didiu, informou que foram realizados 110 atendimentos, maior volume observado no sábado, quando alguns casos tiveram que ser encaminhados para o Hospital Municipal de Itamaraju. Nas quatro noites de festa foram distribuídos mais de 8 mil preservativos. Valverde ainda destacou o trabalho realizado pelos homens do Corpo de Bombeiros.

Tranquilidade

De acordo com o Investigador Felipe Mendes, chefe do Setor de Investigação da Polícia Civil em Itamaraju, a grande maioria das ocorrências foram casos de desentendimento e agressões. A única ocorrência de maior relevância, segundo ele, foi o episódio ocorrido na primeira noite, quando um cidadão acabou cortando outro com uma faca. A vítima foi o foragido do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas Eduardo dos Anjos de Souza, que acabou localizado e preso no dia seguinte pela PC no Hospital Municipal de Itamaraju. O agressor, já identificado como Nei do Itatiaia ainda está foragido.

Houve ainda durante a festa, mas longe desta, uma morte natural e um homicídio no Bairro Marotinho. Major Gilson Paixão afirmou que a festa desse ano foi ainda mais tranquila que a do ano passado. Por isso, o comandante da Polícia Militar em Itamaraju, Prado e Jucuruçu, municípios pertencentes a jurisdição da 43ª CIPM, também avaliou a festa como tranquila, haja vista que não foi registrada nenhuma ocorrência grave no circuito, apenas ‘vias de fato’ (brigas).

Ele lembrou que fora do circuito houve o apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Mata Atlântica (antiga CAEMA) e da Polícia Rodoviária Estadual. Nesses quatro dias foram aprendidos veículos roubados ou com restrições judiciais, e armas; fora do circuito. Major Gilson afirmou que a comunicação foi um fator preponderante na segurança do evento, por conta dos 15 rádios de comunicação que possibilitaram maior agilidade no atendimento às ocorrências.

Os policiais também fizeram uso de capacetes e protetores auriculares. Durante o Arraiá de Um Novo Tempo foram empregados cerca de 60 homens/dia, “foram sete patrulhas no circuito, com sete elevados, tivemos dois oficiais de prontidão em cada período”, ressalta o comandante.

Além dos palcos com som profissional e uma iluminação que foi um show a parte com módulos de LED, Moving Heads, Canhões de Luz, entre outros; a estrutura montada na antiga Praça do Rotary teve ainda estandes para a Saúde e imprensa, barracão, 14 barracas de comidas e bebidas típicas e dezenas de barracas pequenas, além dos 24 sanitários químicos.

Galeria de fotos

ver todas (39)

No último dia, domingo, a festa começou mais cedo, às 21h30, com a apresentação da banda Muleca Safada. Depois se apresentaram André & Mauro, e, Tau Brasil & Ivone. A noite teve ainda, Voadores do Forró, Caviar Com Rapadura, Forrozão Batstaka e João Victor e Vinícius. O 2º Arraiá de Um Novo Tempo teve a cobertura de 26 veículos de comunicação da região (Rádios, Sites, Jornais Impressos e Televisão), que foram credenciados pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamaraju.

Por Nilson Chaves


Deixe seu comentário