Destaque

Uma abordagem sobre o rio Alcobaça e os desafios de sua revitalização, é o tema do Simpósio das Águas desta terça na FASB

19/06/2018 - 17h17

Na tarde desta terça-feira (19), o auditório da Faculdade do Sul da Bahia (FASB), no bairro Bela Vista, sediará o 1º Simpósio das Águas com o tema: ‘Governança da Água – Desafio para Integração da Bahia e Minas no Presente e Futuro‘.

Cidades da Bahia e Minas Gerais celebrarão a definição das Leis de Implementação do Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Alcobaça, e juntos, trarão ao conhecimento de todos, os assuntos relevantes ao tema.

O evento, com início às 14h, contará com as palestras do professor João Batista Lopes, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – Campus Paulo Freire, que possui uma vasta experiência na área de Recursos Hídricos e Ambientais, graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola, e Pós-Doutor em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). A outra palestra é do engenheiro civil e professor da Universidade Salvador, Bruno Jardim da Silva.

Concluindo a primeira etapa deste projeto, que, assim como lembra o professor universitário e vereador Valci Vieira (SD), coordenador do evento, reuniu ao longo dos últimos 14 meses, o tratamento jurídico dos recursos hídricos, planejamentos científicos, relatórios técnicos e captação de recursos para formatar o projeto de revitalização de nascentes e todo o leito do rio Alcobaça. Após o Simpósio, o projeto passa para o planejamento de revitalização do rio Alcobaça.

   Com o intuito de promover alternativas que viabilizem a revitalização do rio, foram realizados entre reuniões técnicas e seminários, 11 encontros preparatórios antes da realização do 1º Simpósio das Águas.

O programa reúne as câmaras municipais de cidades baianas e mineiras: Teixeira de Freitas, Alcobaça, Medeiros Neto, Itanhém, Mucuri, Umburatiba, Machacalis, Santa Helena de Minas, Águas Formosas, Felisburgo e Fronteira dos Vales.

Um dos objetivos do Simpósio é aproximar a comunidade teixeirense, conscientizar e informar sobre a atual situação do rio Alcobaça. Diante disso, a entrada é gratuita e aberta a toda população. Na oportunidade, serão expedidos certificados com CH (carga horária) para estudantes e as inscrições ainda podem ser feitas pela internet: doity.com. br/simposiodasaguas/contato# contact.

O presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o Agnaldo da Saúde (PR), informa que a assinatura do protocolo de intenções voltado à preservação dos recursos hídricos com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Alcobaça, tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações, dados e experiências, além de promover a cooperação técnica na área de gestão integrada dos recursos hídricos.

   “Com a realização do Simpósio, pretendemos desenvolver e implementar programas, projetos e atividades voltados à gestão dos recursos hídricos, com ênfase nas áreas rurais e na melhoria das condições de produção agrícola e qualidade ambiental do rio Alcobaça”, conclui.


Por Andressa Lima/Ascom Câmara 

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem


Curta, deixe nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos



Deixe seu comentário