20 novos advogados recebem registro da OAB numa concorrida cerimônia em Teixeira de Freitas
A OAB realizou na noite da quarta-feira (26/08) uma concorrida solenidade de compromisso para 20 novos advogados. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Subseção da Ordem do Advogados do Brasil em Teixeira de Freitas, advogado Alberto Barbosa Rocha, que deu as boas-vindas aos novos profissionais, destacando que “a advocacia exige dedicação constante, sendo sempre necessário buscar o aperfeiçoamento profissional, pois o advogado tem o condão de propiciar mudança na sociedade”.
“Estamos sempre de portas abertas. A partir de hoje vocês têm um novo endereço, que é aqui, na Ordem dos Advogados”, recepcionou. E ainda aconselhou os novos profissionais a não parar de estudar nunca e informou que a OAB possui diversos cursos voltados especificamente para os profissionais no início de carreira e que a OAB/BA é uma instituição que mantém um diálogo permanente com os jovens advogados.
Compuseram a mesa além do presidente Alberto Barbosa, o juiz diretor da comarca Roney Moreira, a juíza de Medeiros Neto Lívia de Oliveira Figueiredo, o procurador de Estado Odilair de Carvalho Junior, a conselheira estadual da OAB Jaqueline Larchet e os advogados Élson Moraes, Paulo Malta, Paulo Américo e Maria Helena, a homenageada da noite. E também participou da solenidade a promotora de justiça Graziella Junqueira Pereira, titular da 3ª vara criminal do MPE.
A advogada Maria Helena foi homenageada pela OAB por ter sido a primeira mulher a advogar em Teixeira de Freitas no início dos anos oitenta e falou sobre a jornada que viveu no Direito. Ela aconselhou os profissionais a sempre trabalhar com determinação e paixão. Maria Helena também falou sobre a importância da Ordem dos Advogados. “É nesta casa que vocês vão encontrar todo o apoio que precisam”, disse.
A conselheira estadual da OAB Jaqueline Larchet, relatou que se sente privilegiada por ser advogada, pois está sempre pronta para agir em defesa dos direitos humanos. “Sou advogada 24 horas por dia, para todos os momentos e todos os efeitos”. Em seu discurso. “Não podemos deixar a população à mercê de profissionais mal capacitados, com formação duvidosa”, disse. Segundo ela, a prova deve ser mantida com rigor e transparência e, também desejou a todos os nossos novos colegas equilíbrio, harmonia, sadia combatividade, comprometimento ético e que a advocacia traga mais que realização profissional.
“Não devemos ter a ilusão de que a lei é a solução para todos os males e que a norma é perfeita e suficiente”, disse o titular da 2ª Vara Cível de Teixeira de Freitas e diretor da comarca, juiz Roney Moreira em seu discurso. Segundo ele, os novos advogados devem ter em mente que podem construir uma sociedade justa e igualitária, respeitando os princípios da honestidade e Justiça. “Somos capazes de manter o equilíbrio social garantindo a plenitude de viver com todos os nossos direitos”, destacou.
Antes da entrega, os bacharéis em Direito proferiram o juramento, no qual se comprometem “a exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça Social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.
Após a entrega do registro dos 20 novos advogados, o presidente da subseção da OAB em Teixeira de Freitas, advogado Alberto Barbosa, proferiu o seu último recado: “Convidamos todos a fazerem parte dos grupos de estudo da nossa comissão, a fim de compartilharmos diversas ideias para a nossa evolução profissional. A partir de agora, os senhores profissionais têm a missão de defender os interesses da cidadania, sempre tendo a ética como um dos seus fundamentos mais importantes. A cidadania espera muito da advocacia, e, a partir de agora, cada um de vocês, a partir de sua atividade profissional, passa a ser agente de transformação social”, concluiu.
Para a jovem advogada Gilana Souza Ferraz, se tornar advogada representa o desafio da nova caminhada no mundo jurídico e receber a carteira da OAB é a realização de um sonho. “Esse foi o dia que eu esperei desde o primeiro dia de faculdade e esta será minha nova missão, e não é só profissão, é vocação. Espero que todos nós encontremos na advocacia aquilo que nós temos encontrado nos livros e nos estágios ‘a glória de se promover justiça’. A felicidade de adequar uma vontade pessoal, um anseio pessoal e uma sede de justiça dentro de cada um. E devo ressaltar o papel essencial do advogado para a administração da Justiça, segundo previsão constitucional”.
O novo advogado Fábio Brito Chaves que falou em nome da turma ressaltou que adquirir a carteira da OAB “é para enfrentar um mundo repleto de desafios e recompensas. “Receber a carteira da OAB é fruto do esforço de anos de estudo e representa o início de uma nova caminhada na vida profissional. E fomos instruídos que um verdadeiro operador do direito deve aprender, antes de tudo, que a profissão requer dedicação e amor, coragem para não desistir diante dos percalços e não seguir caminhos duvidosos que ponham em risco a probidade e o nome da nossa instituição, pois, agora, fazemos parte da família OAB. E a OAB, na qual estamos ingressando, representa a trincheira das liberdades. Ela defende não somente os interesses da democracia, como também as liberdades, as garantias e os preceitos fundamentais que dizem respeito à sociedade”.
Relação dos novos 20 advogados teixeirenses:
01 – Beatriz D’ajuda Muniz Prates Martins 02 – Benilton Quaresma Lima 03 – Caio Quintino Santana de Almeida 04 – Daiany Novais Gomes 05 – Débora da Costa Doná 06 – Eleny do Carmos Oliveira 07 – Fabio Brito Chaves 08 – Filipe Figueiredo de Novais 09 – Gilana Souza Ferraz 10 – Joziane Meire Andrade Santos 11 – Karine Nunes Maia 12 – Leandro Lyrio de Sousa 13 – Luana Marion de Araújo 14 – Mona Moustafa Bezerra Ghanem 15 – Nikatia Belau da Silva 16 – Nayara Galvão Pereira Alves 17 – Virginia Passos Ramos 18 – Vitor Lemos Santos 19 – Regis Fontes Moreira 20 – Wlisses Lucas Paranhos
Por Athylla Borborema/Teixeiranews